Está cansado da decoração da sua casa, quer renová-la, mas o orçamento limitado não deixa? Não desanime. Basta utilizar alguns destes truques para decorar a casa com pouco dinheiro. Vai ver que o resultado até é mais personalizado.

Planear a mudança

Antes de mais, faça um plano do que pretende mudar na decoração. Para comprar apenas o necessário e tendo em conta as características do espaço.

Pintura

Mudar a decoração da sua casa pode passar apenas pela pintura. E sem gastar muito. Basta que decida mudar a cor de apenas uma parede por divisão. O aspeto será certamente diferente e gasta menos tinta do que com a pintura geral.

Reutilizar

Se o sofá ainda está em bom estado, mas apenas está cansada da cor ou padrão, não precisa trocar por um novo. Há capas à venda para todos os gostos. E se, mesmo assim, não encontrar aquela que melhor se enquadra na sua sala, pode comprar apenas o tecido e mandar forrar o velho sofá.

Comprar usado ou trocar

Numa época em que, cada vez mais, as pessoas vendem o que já não querem para comprar novo, pode procurar novos móveis ou objetos de decoração nos sites de usados ou mesmo nas feiras que se multiplicam um pouco por todo o país. Em muitas delas, até com opção de trocar artigos, sem que tenha que gastar um cêntimo.

Recuperar o mobiliário

Na mobília, também é fácil mudar a decoração sem trocar os objetos. Basta pintá-los, depois de lixar a madeira e aplicar um produto primário que a proteja. Se for uma cómoda, por exemplo, pense como ficaria se apenas trocasse os puxadores? Menos dispendioso do que comprar uma nova, certamente.

Cabeceira de cama (quase) nova

Os truques para o mobiliário são válidas para todas as divisões da casa, mas nos quartos há algo mais que pode fazer para mudar a decoração sem gastar muito dinheiro. Se o orçamento familiar não permite comprar uma cama nova, experimente forrar a cabeceira. Para completar a decoração, adicione umas almofadas a condizer.