Estar bem de finanças não é tarefa fácil. Mas há quem consiga. Como? Através de bons comportamentos financeiros. Conheça alguns hábitos das pessoas que são boas a lidar com dinheiro, para saber como agir para melhorar a sua economia.

Gastar menos do que ganha

Uma das receitas de quem é bom a lidar com dinheiro passa por gastar menos do que aquilo que ganha. Para o conseguir, fazem planos dos rendimentos e das despesas, os chamados orçamentos.

Fazer uma poupança

As pessoas que são boas a lidar com dinheiro conseguem pôr de lado parte dos seus rendimentos. A estratégia passa por, assim que se recebe, reservar para poupança 10% do que se recebe. A partir daí, é feita a gestão do dinheiro disponível em orçamento, podendo ser necessário fazer cortes nas despesas.

Refeições em casa

Ora, se lidar bem com o dinheiro implica saber poupá-lo, fique a saber que os bons gestores financeiros fazem a maioria das refeições em casa. Ou levam de casa para o trabalho, evitando despesas acrescidas, olhando à taxa de IVA no sector da restauração.

Procurar melhores preços

As pessoas que são boas a lidar com dinheiro têm o hábito de pesquisar os preços do mercado, de verificar constantemente onde podem poupar, de renegociarem contratos de forma a gastarem menos. Por exemplo, nos serviços de televisão, internet ou telecomunicações, mas também nos seguros. Veja como escolher o tarifário mais barato de internet ou de telefone.

Não comprar a crédito

Há quem diga que ter dinheiro no bolso é uma tentação para o gastar, mas quem sabe lidar com o dinheiro e daí tira dividendos prefere este meio de pagamento ao cartão de crédito. Ao pagar em dinheiro, a pessoa apercebe-se de quando está a terminar e que precisa gerir melhor as despesas. Ao comprar com cartão, aparentemente há sempre dinheiro disponível, tentando mais o espírito consumista. Ainda assim, as pessoas financeiramente bem-sucedidas fazem um controlo regular da conta bancária.

Investir a poupança

Para uma pessoa que sabe como lidar com dinheiro, investir é outros dos hábitos frequentes. O resultado da poupança pode crescer se aplicar esse dinheiro no produto certo. Se apenas o guardar, não rende e terá a tentação de o gastar. Saiba como investir com segurança.