6 Formas de pagar dívidas

Confira formas de como pagar as dívidas com pouco dinheiro em mãos. Só depois de pagar as dívidas é que pode começar a juntar dinheiro e a viver descansadamente.

Pagar as taxas mais altas

Comece por pagar as taxas mais altas. Livre-se dos maiores fardos primeiro. Se pagar um crédito com uma taxa de 16% com um cartão de crédito de 10% de taxa, pode transferir dívidas para o cartão e diminuir a taxa de juro a pagar. Consegue pagar menos no final de contas e com mais tempo.

Recorrer a poupanças

Quanto mais rápido pagar as dívidas mais cedo pode começar a economizar para outros fins. Recorra às suas contas a prazo ou aos investimentos bancários que tem para saldar as dívidas o quanto antes. Tem de gastar para poder poupar.

Pedir um empréstimo particular

A família e os amigos podem dar uma ajuda nesta altura mais apertada. Peça dinheiro emprestado às pessoas próximas. Um crédito particular tem regras mas não exige tantas burocracias nem tem prazos de pagamento tão curtos como os dos bancos.

Recorrer a programas de apoio

Peça o apoio de regimes e de instituições destinadas a ajudar pessoas com dificuldades económicas. Alguns exemplos:

Renegociar crédito

Se já tentou de tudo e não tem forma de pagar as dívidas está na hora de renegociar os créditos nas entidades onde os contraiu. O banco tem interesse em receber o seu investimento de volta.

Pedir insolvência

A última solução para pagar as dívidas reside na insolvência pessoal. É no entanto um caminho difícil que deve tentar evitar a todo o custo.