Porque todos os dias se formam novos empreendedores, deixamos 6 dicas rápidas para jovens investidores. São estratégias para minimizar os riscos e maximizar a possibilidade de sucesso.

Escolher bem os ativos

Não faltam opções para quem quer investir. Mas os mais jovens devem dedicar especial atenção à escolha dos ativos e produtos em que vão investir. O ideal é apostar naquilo que gosta e que conhece bem, porque investir não é um jogo. Se não conhece, estude os ativos, analise o risco e a rentabilidade.

Simular os investimentos

Além de estudar os produtos financeiros, pode testar os conhecimentos a este nível, através dos simuladores de investimento. Há várias destas ferramentas na internet que permitem treinar a compra e venda de produtos de investimento através de uma conta fictícia.

Outra alternativa será recorrer ao Simulador de Custos de Fundos de Investimento, através do Portal da Empresa.

Investir só o que pode

Tenha em atenção quanto pode investir. O investimento pode gerar dinheiro, muito dinheiro, mas o retorno não é garantido. Nesse sentido, o jovem investidor não deve correr o risco de não vir a cumprir as suas responsabilidades financeiras. Se está a começar, não arrisque demasiado. Invista apenas aquilo que pode e que não necessite para as despesas correntes.

Ter uma reserva de liquidez

Pela mesma razão, o jovem investidor deve acautelar-se tendo uma reserva de liquidez. Poderá ir buscar aí nos momentos menos positivos, ao invés de vender ativos. Assim como pode usar essa reserva para novos investimentos.

Escolher intermediários reconhecidos

Se está a pensar recorrer a intermediários financeiros, não se deixe enganar. Escolha apenas entre os que estão registados na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Ser paciente

A paciência é uma virtude em quase todos os momentos das nossas vidas e ainda mais no mundo dos investimentos. Se em algum momento falhar, seja positivo e acredite que melhores tempos virão. Mesmo os melhores investidores já falharam. E falharam por diversas vezes até obterem os resultados desejados.

Para se inspirar, o jovem investidor utilizar apps para investidores ou verificar se tem as características do bom investidor.