As finanças não devem ter peso na decisão de casar ou não. Mas o certo é que a união traz alguns benefícios a nível financeiro. Nesse sentido, elencámos algumas vantagens económicas do casamento.

Menor retenção na fonte

Falar de benefícios fiscais é falar de IRS. Há uma tabela de retenção na fonte apenas para casados, sendo que no caso de alguns agregados as taxas podem ser mais vantajosas do que as de um sujeito passivo não casado. Só a título de exemplo, um trabalhador dependente não casado começa a pagar IRS a partir dos 585,00 euros de rendimento. Se fosse casado e único titular de rendimentos do agregado, ficava isento da retenção na fonte até aos 633,00. Isto no caso de não haver dependentes.

Limite de deduções mais alto

Ainda no que se refere à declaração dos rendimentos, os sujeitos passivos casados beneficiam mais nas despesas que podem deduzir ao imposto. É disso exemplo o prémio de seguro que cubra exclusivamente riscos de saúde. Para todos os sujeitos passivos, a dedução é de 10% do prémio, mas com um limite de 100,00 para casados (não casados deduzem um máximo de 50,00 euros).

Dias extra de férias

Não se trata de uma compensação financeira, mas não deixa de ser uma vantagem económica. Falamos do direito consagrado na legislação portuguesa a 15 dias seguidos de férias por altura do casamento. Saiba mais sobre a licença de casamento.

Escolher o regime de bens

Ao casar, é possível escolher o regime de bens aplicável a essa união: comunhão geral de bens, comunhão de adquiridos ou separação. No primeiro caso, todos os bens são partilhados, incluindo os que eram de cada um antes do casamento. Na comunhão de adquiridos, apenas são dos dois elementos os bens adquiridos durante o casamento.

Direitos alargados ao cônjuge

Em caso de falecimento de um dos elementos do casal, o cônjuge tem direito a uma parte da herança. Se viverem em casa arrendada, são asseguradas as condições do contrato ao cônjuge sobrevivo.

Descubra mais formas do casamento lhe poupar dinheiro.

Como todas as decisões, antes de casar deve ponderar se estes benefícios compensam alguns inconvenientes que daí podem advir. Conheça algumas desvantagens do casamento, a nível financeiro.

Espreite ainda as coisas sobre dinheiro que deve saber antes de casar.