Há muitos truques que os restaurantes utilizam para o fazer gastar mais dinheiro. Mas já são tão comuns e rotineiros, que nem se apercebe que se trata de estratégia para lucrar. Eis alguns desses truques.

Bebidas primeiro

Não é por acaso que as bebidas são servidas primeiro. Não só para que o cliente se vá mantendo ocupado até que a refeição seja servida, mas sobretudo porque quando a comida chegar à mesa, certamente pedirá mais bebidas. Logo, gastará mais dinheiro.

Entradas

Senta-se na mesa de um restaurante e assim que o empregado o vem atender já lhe traz algumas entradas. Aquilo que pode ser encarado como menu de boas-vindas é também uma forma de o fazer gastar mais. Mesmo sem pedir, terá mais uma parcela na sua conta final, a não ser que a rejeite e mande para trás.

Doses (alegadamente) individuais

Há restaurantes onde praticamente todos os pratos têm a opção de dose completa ou meia-dose. Outros colocam nos menus a indicação “individual” ou “para 1 pessoa”. Isso vai fazer com que peça mais do que uma se for almoçar ou jantar com a família. Dependendo do apetite e da forma como é servido, poderá gastar mais do que o necessário se sobrar muita comida.

Destaque aos pratos principais

Sobretudo nas refeições de negócios, em que o tempo é ouro, a leitura do menu faz-se de forma muito rápida. Mas mesmo noutros contextos, os estudos demonstram que as pessoas se focam mais no canto superior direito de qualquer lista. Não estranhe, por isso, que para o fazerem gastar mais, os restaurantes escolham essa localização para publicitar os pratos mais rentáveis. Esteja atento aos truques nos menus dos restaurantes.

Menus executivo / prato do dia

São também cada vez mais comuns os restaurantes que publicitam no exterior os menus executivo ou pratos do dia. Normalmente, incluem o prato, a bebida e em alguns casos o café. O preço agrada-lhe, entra, senta-se e quando chega a hora de pedir dizem-lhe que esse menus são apenas servidos ao almoço. Acaba por ficar para não parecer mal desistir, mas vai gastar mais dinheiro sendo obrigado a escolher à lista.

Além de estar atento a estes truques para que o seu orçamento não se ressinta das refeições fora de casa, veja ainda estas formas de poupar ao comer em restaurantes.

Melhor do que isso é conseguir comida de graça.