5 Sinais de Roubo de Identidade

Fique atento aos sinais de roubo de identidade. Os roubos de informações de identidade são cada vez mais frequentes, sobretudo na internet, quando o internauta não toma as devidas medidas de segurança.

Erros nos extratos

Consulte os seus extratos bancários com frequência. Qualquer transação, levantamento, compra ou operação suspeita pode ser um sinal de roubo de identidade.

Contacto do banco

O banco pode ser o primeiro a notar algo suspeito na sua conta. Se receber algum contacto do banco a inquirir sobre as ações recentes na sua conta, encontrou claramente um sinal de fraude.

Compras negadas

Se lhe são negadas compras com um certo cartão, se lhe é recusado um empréstimo ou um novo cartão de crédito, tendo um bom historial, o mais aconselhado é avaliar a sua situação junto do banco para ter a certeza que não foi vítima de roubo de identidade.

Cartas inesperadas

Se receber cartas com contas para pagar que não reconhece, alguém pode ter usado os seus dados para desfrutar de serviços à sua conta.

Cartas que não chegam

Pelo contrário, se ainda está à espera de cartas que chegam religiosamente num certo dia, pode ter sido alvo de um roubo de identidade, sendo que as cartas vão parar numa morada escolhida pelo criminoso. Fale com as instituições respetivas para tirar a situação a limpo.

Se verificar estes sinais, veja o que fazer em caso de roubo de identidade.