Simples perguntas podem-lhe abrir o caminho no trabalho. Eis o que perguntar ao seu chefe para cair nas suas boas graças.

1. Tem algum problema que eu possa resolver?

Pode fazer esta pergunta quando sente o seu chefe com muito trabalho em mãos ou quando entra para uma nova equipa ou num novo emprego. Isto ajuda-o a ganhar pontos como funcionário exemplar, já que demonstra iniciativa.

2. Quando posso ter um feedback sobre este trabalho?

Demonstre ao seu chefe que gostava de se sentar com ele e de ter um acompanhamento do trabalho realizado. Antes mesmo de começar o trabalho e de precisar de feedback, mostre interesse e sentido de antecipação.

3. Onde posso encontrar bons exemplos de trabalho?

Se quer fazer um trabalho excelente em algo com o qual nunca se cruzou, pode perguntar ao chefe onde pode encontrar boas referências para esse trabalho, sejam exemplos ou colegas de trabalho que tenham feito um bom trabalho recentemente. Isto evita perda de tempo e desapontamentos com um trabalho mal feito.

4. Onde devo melhorar e o que estou a fazer bem?

Esta pergunta dá espaço para o seu chefe ser honesto consigo e permite-lhe saber onde melhorar. Esse é o caminho a seguir.

5. Quais são os planos de desenvolvimento para a empresa nos próximos anos e para o meu departamento em especial?

Esta pergunta pode impressionar o seu chefe pela sua visão de futuro. Ela dá a entender que se interessa não só pela empresa como também pela sua progressão no departamento e na empresa. Com base na resposta tem de gerar ideias e estratégias de trabalho.

6. Podemos retomar esta conversa noutro dia?

Quando estiver a ser criticado pelo seu patrão e não conseguir lidar com a situação, o melhor é digerir o que foi dito e pedir para continuar a conversa noutra altura, quando já estiver preparado.

Pelo contrário, saiba o que não perguntar ao patrão.

Também pode fazer estas perguntas aos seus colegas de trabalho.