Se arranjar trabalho não está fácil, pior ainda para quem não tem experiência e procura a sua primeira oportunidade. Para este grupo de candidatos, deixamos algumas dicas para conseguir o primeiro emprego. Acima de tudo, é um objetivo que conseguirá alcançar se tiver competência, mas também paciência.

Diferencie-se

Lembre-se que não é o único candidato ao cargo e que até pode estar a concorrer com pessoas já com experiência na função.

Por isso, destaque-se dos restantes candidatos logo no currículo que envia à empresa. Faça um currículo personalizado, um currículo que mostre quem é e como é para que os recrutadores percebam desde logo que pode ser uma mais-valia.

Veja como fazer o primeiro currículo.

Ligue-se ao mercado

Esta é uma dica que o vai ajudar a chegar às empresas e que as farão chegar facilmente até si quando precisarem dos seus serviços. Conecte-se à empresa a que se está a candidatar através das redes sociais, privilegiando a rede profissional LinkedIn. Esta é a melhor forma de se ligar às pessoas certas e abrir portas a um primeiro emprego.

Adquira novas competências

A procura de emprego pode ser desgastante e desmotivadora. As respostas negativas por não ter ainda experiência profissional mais ainda. Em vez de desanimar, aposte em si, melhore os seus conhecimentos e as suas competências enquanto não surge a oportunidade de mostrar o que vale.

Esteja atento aos anúncios da sua área de atividade para saber exatamente o que procuram as empresas. E complemente a formação académica com outros cursos ou ações de formação. São mais-valias para conseguir o desejado primeiro emprego.

Faça um estágio profissional

Se estudar mais não é para si e quer mesmo trabalhar mas não lhe abrem a porta a emprego, opte por um estágio profissional.

É vantajoso para a empresa, pelo financiamento que recebe do Estado. E vantajoso para si porque terá oportunidade de demonstrar as suas capacidades em contexto de trabalho e ainda ser remunerado por isso. Quem sabe se esse estágio profissional não dá azo ao seu primeiro emprego?

Aproveite os apoios do Estado

Pelas dificuldades que as empresas atravessam, os benefícios que podem obter com a contratação podem ser o argumento chave para conseguir o primeiro emprego. Informe-se sobre os programas de apoio à contratação para que possa apresentar propostas concretas à entidade empregadora.

Por exemplo, se tem entre 18 e 30 anos, saiba que pode propor a contratação à empresa, já que ao oferecer-lhe um primeiro emprego a entidade vai beneficiar da isenção das contribuições à Segurança Social.

Veja ainda os outros incentivos à contratação disponíveis para as empresas.

Espreite mais conselhos preciosos para encontrar o primeiro emprego.