5 Coisas que os Recrutadores Pesquisam num Candidato

Em entrevista de emprego, os recrutadores pesquisam características num candidato, para além de competências (que já surgem no currículo). Tente transparecer as seguintes características em entrevista de emprego para cair nas graças do entrevistador.

Atitude

O currículo está cheio de palavras. O que o recrutador deseja é ações, ter alguém com iniciativa. Mesmo que a entrevista seja apenas uma conversa, tente demonstrar que é um candidato que faz, e não apenas um candidato que promete.

Flexibilidade

A flexibilidade é uma das características que os recrutadores mais valorizam, sendo normal a pesquisarem em entrevista de emprego. Prepare-se para perguntas direcionadas para a sua adaptação a novas tarefas e para a agilidade no desempenho de diferentes trabalhos.

Aprendizagem

Muitas vezes as empresas querem que os candidatos comecem a trabalhar ontem. A capacidade de aprendizagem e de autonomia será uma mais valia do candidato. Quanto menos tempo gastar em formação, melhor será para o recrutador.

Honestidade

Mais importante do que ter um trabalhador super competente e independente, é ter um trabalhador honesto e competente, com o qual se pode confiar. A empresa é como uma família, onde as relações humanas são fulcrais. É necessário confiar nas pessoas com que se vive diariamente e ter a confiança dos outros.

Positivismo

Existirão dias menos felizes e dias mais monótonos na empresa. A empresa quererá ter consigo alguém com auto motivação e que seja positiva. Não alguém que desanime facilmente e que se queixe frequentemente.