"Vai querer fatura?". Descubra 4 motivos pelos quais deve dizer que sim.

1. Evitar uma multa

Desde 1 de Janeiro de 2013 que a emissão de fatura é obrigatória para todas as transmissões de bens e prestações de serviços. Para evitar pagar multas (que podem ir até os 3750 euros) é essencial pedir fatura.

2. Deduzir no IRS

Pedir fatura pode trazer benefícios diretos ao contribuinte como a dedução em IRS de despesas efetuadas (até um máximo de 250 euros) em determinadas áreas como restaurantes, hotéis, cabeleireiros, reparação de automóveis e motos.

Na verdade, para ter direito a deduções relativas a saúde, educação, lares e despesas familiares, entre outros, tem de pedir faturas com o número de contribuinte e validar as mesmas no portal e-fatura.

3. Habilitar-se a um prémio do Governo

Além de trazer vantagens fiscais, pedir a fatura pode dar direito a um prémio de valor máximo de 10 milhões de euros por ano, oferecido pelo Estado.

O sorteio atribui este prémio aos contribuintes singulares com um número de identificação fiscal associado a uma fatura comunicada à AT. Para consultar e gerir as suas faturas registadas pode utilizar o serviço e-fatura.

4. Contribuir para a eficácia do sistema fiscal

Uma vantagem indireta para o contribuinte é a sua contribuição na luta contra a fraude e evasão fiscal, contribuindo para a eficácia do sistema fiscal e para a redução do défice do seu país, advindo daí vantagens a médio e longo prazo.

Para pedir fatura mais comodamente pode utilizar o cartão e-fatura.