A poupança não tem que ser um sacrifício. Conheça algumas formas divertidas de poupar dinheiro. Quando vir o que juntou, verá que sorri ainda mais.

Em casa ou no trabalho. Com os adultos ou com os mais pequenos. Com familiares ou com amigos. Pode poupar dinheiro de forma divertida em praticamente todos os contextos da sua vida. Veja algumas formas de o conseguir.

Trocar livros

Se gosta de ler mas a situação económica limita a compra, troque os livros com os seus amigos. Sobretudo se tiverem gostos comuns, combinem que títulos cada um comprar. Depois trocam-nos e ainda se divertem a discutir opiniões sobre as obras. O mesmo poderá fazer com discos de música, filmes e até jogos para consolas. Neste caso, mais divertido ainda será juntarem jogos de cada um e divertirem-se em conjunto num serão, poupando dinheiro de uma saída noturna, por exemplo.

Trocar roupa

Se troca este tipo de objetos, porque não trocar roupa entre os familiares ou mesmo os amigos? É uma forma divertida de poupar dinheiro na renovação do guarda-roupa. E muito útil, sobretudo, quando há crianças a quem o vestuário deixa rapidamente de servir, ficando em bom estado.

Venda de alimentos no trabalho

Não se trata aqui de criar uma banca de venda na empresa. O que sugerimos é que cada colaborador cozinhe algo para vender aos colegas para um almoço ou lanche. Se a entidade patronal o permitir, tente fazer disso uma rotina mensal. Um dia em que todos se juntam, poupam dinheiro da refeição no restaurante e ainda ganham uns euros ao vender os produtos.

Jogos de economia

Para ensinar os mais pequenos a poupar dinheiro, nada melhor do que recorrer à internet. Há várias plataformas que têm como finalidade aumentar a literacia financeira das crianças e jovens. Como o portal Gerir e Poupar da Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. São jogos, vídeos e animações para mostrar o valor do dinheiro, como o gerir e como o poupar.

Ainda na senda da poupança, veja como se divertir com os amigos sem gastar muito dinheiro.