3 Formas de Sair da Lista Negra do Banco de Portugal

Se tem o seu nome na “lista negra” do Banco de Portugal e deseja retirar o mesmo dos registos, deve tentar um dos seguintes métodos.

Regularizar a dívida

Para limpar o nome desta “lista negra” (que na verdade se chama Central de Responsabilidades de Crédito – CRC – e que consiste numa base de dados sobre todos os créditos concedidos), é preciso proceder ao pagamento do incumprimento que gerou a informação da pessoa ser má cumpridora.

Quanto mais rápido liquidar um crédito melhor. A informação será transmitida pela entidade financeira ao Banco de Portugal que gere este sistema de informação, passando então a pessoa de uma situação de incumprimento para uma situação regular.

Renegociar a dívida

Enquanto a pessoa estiver registada como incumpridora na CRC, ela poderá não conseguir contratar um novo crédito ou utilizar o cartão de crédito, estando limitada ao uso do cartão de débito. Para ela conseguir saldar a sua dívida, existe a opção de renegociar a dívida com a instituição de crédito.

Os termos de pagamento podem ser acordados de uma nova forma, com a possibilidade do cliente colocar até novas garantias de pagamento, como um fiador, por exemplo. Com a renegociação, a sua situação será categorizada como crédito renegociado, na comunicação da entidade de crédito ao Banco de Portugal.

Pedir a insolvência

O último recurso disponível para retirar o nome da “lista negra” do Banco de Portugal passa por fazer um pedido de insolvência pessoal, mas além de ser bastante demorada, esta situação traz muitas desvantagens, além destas serem bem mais complexas do que possuir um registo de incumprimento na CRC.

Veja já como está o seu "cadastro" no Banco de Portugal.