3 Coisas que já devia saber antes de enviar um currículo

Anexou um currículo no email e está pronto a enviá-lo? Tenha calma. Confira 3 coisas importantes que já devia saber antes de enviar um currículo de emprego.

1. O currículo deve ser incisivo

Nada de enviar currículos enormes, recheados de páginas e descrições. O seu currículo deve estar resumido, com as principais informações bem visíveis e acessíveis à primeira vista do recrutador. A primeira metade da primeira página do currículo é o que capta a atenção do recrutador, devendo esta parte receber uma atenção especial por parte do candidato. Um recrutador gasta normalmente entre 10 a 20 segundos a ver um currículo, ele tem de ser cativado logo de início, com um resumo.

Escolha um modelo de currículo adequado à vaga.

2. O currículo tem de estar claramente ligado com a oferta de trabalho

Não basta pensar que se daria bem num emprego pelo seu perfil, interesse e conhecimentos. Se o candidato não fizer uma ligação clara entre o seu currículo (a sua experiência) e a vaga em questão, ele pode não chegar sequer a ser chamado a entrevista, pois o recrutador falhou em ver essa ligação.

3. O currículo tem de ter as informações corretas

Mentir num currículo não traz boas consequências. Mas ter as informações corretas no currículo não se resume a isso. É preciso também não dar erros ortográficos e ter os contactos corretos (o número de telefone e o email), vistos e revistos, para se poder ser contactado.

O nome do email disponibilizado deve ser também um nome profissional e não informal/cómico, se o candidato quer ser levado a sério.