Estes são alguns exemplos de coisas que lhe estão a sair caras ao fim do mês (sem contar com os obrigatórios impostos e com as indispensáveis despesas). Identificar onde se está a gastar o dinheiro é um passo essencial para se começar a poupar.

Tecnologia

Provavelmente está a gastar demasiado em tecnologia. Os portugueses compram imensos telemóveis, por exemplo, mudando de modelo de telemóvel de ano a ano, ou de dois em dois anos, já para não falar no dinheiro gasto mensalmente com este aparelho.

Cortes de cabelo

Algumas tarefas podem ser feitas por si para poupar dinheiro. Também podem ser feitas por outra pessoa conhecida de forma gratuita. Se é homem faça as contas ao dinheiro que gasta anualmente com cortes de cabelo. Se comprar uma máquina de cortar o cabelo e fizer o seu próprio corte pode poupar dinheiro facilmente ao fim de um mês.

Iluminação

Instale lâmpadas económicas no lar e livre-se de vez das dispendiosas lâmpadas antigas que ainda possui.

Pilhas

Um exemplo de compra que se paga a si mesma em pouco tempo é um carregador de pilhas.

Café

Uma das compras que lhe poupam centenas de euros é uma máquina de café. Isto partindo do princípio que toma café quase todos os dias fora de casa.

Água

Também está a gastar muito dinheiro em água engarrafada sem necessidade. Pode comprar um filtro de água para instalar em casa ou abastecer os seus garrafões em fontes de água potável.

Diversão

Concertos, futebol, jantares, saídas noturnas. Estes são alguns exemplos de programas de diversão que apesar de necessários ao bem-estar ainda vão saindo caro ao fim do mês. Veja como se divertir com os amigos sem gastar muito dinheiro e como poupar dinheiro com a cara metade.

Assinaturas

Reveja as suas assinaturas e considere mesmo cortar nas assinaturas que não utiliza. São despesas que se amealham sem necessidade.

Televisão

A televisão encontra-se no leque de coisas que você paga mas que já foram de graça. Todos os anos tem de pagar a contribuição audiovisual, entre outras coisas que você não possui mas que mesmo assim tem de pagar por elas.

Seguros

É possível encontrar um seguro mais barato com um pouco de tempo e paciência. Saiba como conseguir um seguro automóvel mais barato, por exemplo.

Alimentação

Não se deve cortar na qualidade da alimentação. Esta é mesmo uma das coisas pelas quais vale a pena pagar mais. Contudo, há sempre formas de poupar em alimentação, a começar por poupar no supermercado. Fique com 8 apps para gastar menos dinheiro no supermercado.

Comissões e contas bancárias

As comissões bancárias multiplicam-se e atacam silenciosamente a carteira da pessoa como vírus num computador. Espreite como contornar as comissões bancárias e conheça as contas base.