Não gostarem de si no trabalho pode ter sérias consequências no seu bem-estar no trabalho e na sua motivação para trabalhar, o que influencia fortemente a qualidade do seu trabalho.

Mesmo que ache que não precisa que gostem de si, a verdade é que quanto menos gostarem de si, mais difícil se torna obter ajuda na realização de trabalhos ou em receber apoio em situações duvidosas ou numa possível promoção.

Além de reparar nos sinais de que os colegas não gostam de si, importa saber as razões para os colegas não gostarem de si, de forma a corrigir a situação.

Conversas

Algumas conversas são proibidas no trabalho. E estas conversas uma vez proferidas podem levar a que não simpatizem mais consigo.

Se estiver constantemente a falar, e alto, também não ganhará muitos adeptos no trabalho.

Incidente

Disse ou fez alguma coisa que não devia no jantar de Natal da empresa? Algum incidente que não se recorda pode estar na origem da falta de empatia consigo.

Egoísmo

Fez algum trabalho de equipa e colocou em si todos os méritos do trabalho? Colocar-se à frente dos outros coloca-o também no caminho do desprezo e da desconsideração.

Críticas

Criticar os outros sem ser de forma construtiva dá direito a um bilhete para a terra do desdém.

Culpas

Não assumir os erros e culpar outras pessoas, tentando encobrir a própria culpa, também garante alguns inimigos no ambiente de trabalho.

Isolamento

Se for um trabalhador que se isola, sem tentar se misturar com os colegas e sem querer saber deles, também não ganhará as mínimas simpatias.

Queixas

Ninguém gosta de trabalhadores “queixinhas”, desde os chefes aos colegas de trabalho.

Linguagem corporal

A linguagem corporal usada no trabalho influencia a forma como os outros veem o trabalhador. Caso não sorria, ou não olhe as pessoas nos olhos, por exemplo, pode não cair nas graças dos outros.

Comportamento

Se pouco trabalhar e muito procrastinar, se ouvir música alto, se desrespeitar o espaço comum de trabalho ou o espaço dos outros, entre outros comportamentos evitáveis, pode gerar desgosto à volta da sua pessoa.

Conheça 8 regras de etiqueta a manter no trabalho.

Decoração

A própria decoração do seu espaço de trabalho pode causar desgosto nos colegas de trabalho. O homem é um animal esquisito, e quem somos nós para julgar?