10 Coisas a Retirar do Currículo

Por mais completo que queira deixar o seu currículo, algumas coisas são desnecessárias, colocando até o currículo em risco. Se tem estas coisas no seu currículo, está na hora de as apagar. O recrutador só olhará para algumas coisas no seu currículo.

Erros ortográficos

Acione o corretor ortográfico e retire imediatamente todos os erros ortográficos que tem no currículo. Este é um dos erros que matam um currículo instantaneamente.

Palavras dúbias

Algumas palavras podem ser mal interpretadas. Confira as palavras a apagar imediatamente do currículo e as palavras que não deve colocar no currículo.

Emprego de curta duração

Se já passou por vários empregos, colocar empregos de curta duração no currículo não lhe adianta de nada: só vai dar a impressão que essas experiências de trabalho não foram bem sucedidas.

Referências ao ensino secundário

Se é licenciado, a sua formação anterior torna-se irrelevante. O nome da sua escola secundária, a sua média, o ano de conclusão, as suas atividades extracurriculares no secundário, é tudo coisa do passado.

Mentiras

Mentir num currículo pode ter consequências graves. Preste atenção às mentiras mais frequentes nos currículos e elimine-as (se existentes).

Informações pessoais

Algumas informações são muito pessoais e são desnecessárias para um recrutador. O número do bilhete de identidade e o estado civil são dois exemplos. O estado civil pode mesmo resultar em descriminação, sendo o candidato excluído com base na informação que partilhou. O que tem mesmo de deixar de pessoal é o contacto.

Muita informação

Um recrutador quer chegar o mais rapidamente possível à informação que lhe interessa. Não encha o seu currículo de informação desnecessária para o recrutador não se perder no labirinto da (des)informação.

Objetivos

Um currículo não é uma lista de desejos. Não inclua a sua pretensão salarial nem os seus objetivos para o futuro, para a sua carreira. Limite-se ao presente, a esta candidatura.

Descrições

A não ser que a candidatura seja numa área de escrita (e mesmo assim é arriscado), não deve usar grandes descrições para si, como “excelentes capacidades de liderança”, por exemplo. A sua experiência e conquistas devem falar por si.

Referências

Colocar “referências disponíveis caso solicitado” no currículo é desperdício de espaço. Se a empresa quiser referências, ela pede-as.

Leia ainda como cortar o currículo.