ViaCTT: Como Funciona?

Leia este artigo para saber como funciona a ViaCTT. É uma forma de receber o seu correio na caixa física e em formato digital.

ViaCTT não é mais do que um complemento à caixa de correio tradicional. Ao aderir ao serviço e autorizar os remetentes, passa a receber também o seu correio de forma eletrónica. Gratuitamente. Veja como funciona.

Aderir à ViaCTT

Primeiro, tem que fazer a adesão ao serviço. E tem três alternativas para o fazer:

  • Site ViaCTT – Registe-se no site ViaCTT clicando em “Adira Já”. Mas só fica com a caixa ativa depois de enviar os documentos de identificação;
  • Correios – Em qualquer estação, solicite o Código Temporário de Utilizador para inserir no portal ViaCTT, clicando de seguida em “Acesso”;
  • Portal das Finanças - Basta aderir às notificações eletrónicas do Portal das Finanças para ativar o serviço de forma automática.

Subscrever entidades

Feita a adesão, há que estabelecer quem lhe pode enviar correio ViaCTT. Subscreva e ative as entidades que autoriza para o efeito. Basta inserir os dados que lhe são pedidos e a ViaCTT trata do resto, isto é, informa as entidades.

Receber o correio

A partir deste momento, sempre que a ViaCTT receber correio para si de alguma das entidades subscritas, entrega-o na sua caixa postal até 24 horas depois. E pode consultá-los num prazo máximo de dois anos.

Pagar contas

Imagine que autorizou a EDP a enviar para a sua caixa postal eletrónica a sua conta de eletricidade. Desde que a entidade o permita por esta via, pode efetuar o pagamento também ViaCTT, bastando associar também uma conta bancária.

Alertas frequentes

E se recebe algo ViaCTT, a ViaCTT avisa-o. O funcionamento do serviço inclui alertas sempre que um documento é enviado para a caixa digital ou quando tem prazos de pagamento a atingir o limite.

Se as vantagens lhe agradam, veja quais as entidades aderentes à ViaCTT, que poderá vir a subscrever.