Vantagens e Desvantagens do Crédito Consolidado

Já conhece a solução financeira que lhe permite juntar diversos créditos num só e pagar menos todos os meses? Pode conhecê-la melhor esmiuçando as vantagens e desvantagens do crédito consolidado.

Disponível em duas modalidades e altamente personalizável, o crédito consolidado tem vantagens para a sua situação financeira, mas pode também acarretar alguns inconvenientes. Conheça-os.

Vantagens do crédito consolidado

Comodidade

Quando se tem vários créditos, a entidades distintas, optar pelo crédito consolidado traduz-se em pagar uma única prestação mensal, numa data fixa, a um único credor e sem precisar mudar de banco.

Poupança

Ao juntar todos os seus créditos num só empréstimo vai conseguir uma prestação mensal mais baixa do que a soma dos créditos atuais. Em alguns casos, a redução pode chegar aos 60%, refletindo-se numa maior liquidez.

Obtenção rápida

O processo de obtenção de um crédito consolidado não é muito demorado. Na melhor das hipóteses, demora apenas alguns dias, embora possa estender-se por algumas (poucas) semanas.

Se ficou atraído pelas vantagens desta solução financeira pode fazer uma simulação de crédito consolidado.

Desvantagens do crédito consolidado

Reembolso antecipado penalizado

Não compensa pagar antecipadamente um valor em dívida. Pelo contrário, se o fizer com um crédito consolidado, será penalizado.

Prazo mais extenso

Ao juntar todos os créditos, consegue pagar menos todos os meses, mas vai fazê-lo durante muito mais tempo. O prazo de pagamento é mais extenso.

Juros mais elevados

Para encontrar o melhor crédito consolidado deve ter em atenção os juros a pagar e o prazo de pagamento: quanto maior o prazo de pagamento que escolher, mais pagará de juros, dado que a fatia de amortização do empréstimo é menor. A mesma tendência seguem os juros quando o risco é maior. Quando se trata de um cliente de risco, isto é, que demonstra problemas financeiros para pagar os créditos, maior o spread cobrado pelo banco.

Alívio temporário

Ao pagar créditos de curta duração a médio e longo prazo, vai aliviar a prestação mensal mas prolongar a despesa. E se somar os juros cobrados, pode chegar ao fim a pagar mais do que a soma dos créditos iniciais.

Devedores com cadastro penalizados

O crédito consolidado surgiu para facilitar a gestão do orçamento mas não para todos. Não conseguirá um se tiver prestações em atraso ou incidentes bancários.

Fique a par de mais questões sobre o crédito consolidado.