Vantagens e Desvantagens de Trabalhar em Pequenas Empresas

É melhor trabalhar em grandes empresas ou em pequenas? Depois de vermos as vantagens e desvantagens de trabalhar em grandes empresas olhamos agora para as vantagens e desvantagens de trabalhar em pequenas empresas.

Vantagens de trabalhar em pequenas empresas

Poder de ação

Há muito terreno a cobrir e muito por onde crescer. Numa pequena empresa o espaço para a decisão, para a ação e para a criatividade é maior. Há muito para fazer e inovar. Para se sentir útil, nada bate uma pequena empresa em processo de crescimento.

Experiência

Ao fazer muitas tarefas o trabalhador de uma pequena empresa ganha muita experiência rapidamente.

Familiaridade

Numa pequena empresa todos se conhecem e agem como conhecidos de longa data. É um trabalho em família, agradável, realizado em reciprocidade.

Valor

Um colaborador é visto como uma pessoa numa pequena empresa, não como um número. O seu trabalho é mais valorizado e controlado.

Visão

O trabalhador tem uma melhor noção do negócio numa pequena empresa, estando envolvido mais diretamente no mesmo. A sua visão global é mais vasta.

Desvantagens de trabalhar em pequenas empresas

Afazeres

Existe muito mais trabalho numa pequena empresa, pois existem mais tarefas a cumprir. O mesmo trabalhador divide-se em vários trabalhadores e tanto está numa reunião como atende telefonemas na receção.

Insegurança

As pequenas empresas não conseguem oferecer os mesmos benefícios que as grandes empresas oferecem. Elas podem depender de clientes ou da situação do mercado e não garantirem a segurança desejada pelo trabalhador. Os pagamentos podem demorar a chegar.

Estagnação

Numa pequena empresa o trabalhador pode exercer mil tarefas sem nunca ser promovido ou aumentado, por mais que ele mereça. Às vezes só saindo alguém é que se consegue subir de posto.

Instalações

As instalações e os recursos da empresa são mais modestos do que os das grandes empresas. Muito frequentemente tem de ser o próprio trabalhador a melhorar o seu local de trabalho.

Constate ainda as vantagens de trabalhar há muito no mesmo sítio e as suas desvantagens.