Vantagens e Desvantagens de Trabalhar em Grandes Empresas

Quantos mais melhor, certo? Não necessariamente. Trabalhar em grandes empresas, com muitos trabalhadores, tem muitas vantagens e desvantagens a considerar.

Vantagens de trabalhar em grandes empresas

Estabilidade

Uma grande empresa dá outra segurança ao trabalhador. O seu trabalho não está normalmente em risco, o pagamento é bom, e em certos momentos o trabalho é até calmo. Se tiver um problema há um departamento próprio para o atender.

Recursos

Não faltam recursos numa grande empresa. Pode trabalhar sentado numa confortável cadeira, num escritório largo, com o melhor computador, ter um portátil, telefone próprio, monitor, teclado, etc.

Liberdade

Como o trabalho é realizado por múltiplos trabalhadores, torna-se mais fácil escapar às consequências de um trabalho mal feito. A identificação da pessoa responsável pode ser mais difícil de se fazer. Consegue-se falar com várias pessoas e resolver situações sem o patrão sequer saber da existência de problemas.

Ambiente

Fazer parte de uma grande empresa é fazer parte de uma grande família ou turma. Mesmo que não se goste de uma pessoa, existem muitas outras com quem se dar bem.

Relações

Diz-se que o primeiro local onde se encontra uma cara metade é no trabalho. Quem sabe se o amor da sua vida não está já dentro da empresa à sua espera?

Diversão

As sessões de team building e jantares de empresa podem ser um retorno aos tempos de recreio escolar.

Progressão

Nas grandes empresas há lugar para a progressão na carreira. As performances podem ser medidas e resultar em novas oportunidades de carreira.

Contactos

Numa grande empresa consegue-se fazer muitos contactos, importantes para o futuro.

Currículo

Trabalhar numa empresa de renome confere pontos extra num currículo. Mesmo que aventura de trabalhar numa grande empresa acabe, ela já serviu para ajudar a encontrar o próximo emprego.

Desvantagens de trabalhar em grandes empresas

Anonimato

Como o trabalho é feito por várias pessoas, em equipa, pode ser mais difícil ver o seu trabalho ser reconhecido e destacar-se no meio da multidão de colaboradores. A concorrência é maior.

Ambiente

O ambiente também pode ser uma desvantagem. Uma grande empresa pode parecer-lhe fria e pouco amigável. Já disse bom dia a alguém e ficou sem resposta? Dá um espirro sem ninguém dizer “santinho”? É provável que isto aconteça numa grande empresa.

Relações

Namorar com alguém da empresa também pode ser um problema. Desde logo se a relação acaba ou se correm boatos dentro da empresa.

Pagamento

Com tantas pessoas a trabalhar nas grandes empresas e com tantos pagamentos a processar, as hipóteses de se ter de esperar pela entrada do salário (ou mesmo de se esquecerem de pagar) é maior.

Burocracia

Nas grandes empresas existem processos e estruturas complexas, assim como dificuldade de comunicação entre departamentos e pessoas. 

Substituição

Como existe muita gente, também é mais fácil ser-se substituído. 

Constate também as vantagens e desvantagens de trabalhar em pequenas empresas.