Vantagens e desvantagens de fazer compras online

Para quem ainda não se aventurou no mundo do comércio eletrónico, o melhor é conhecer as vantagens e as desvantagens de fazer compras online. Nesta alternativa ao comércio tradicional, há aspetos positivos e negativos. No final, a escolha é sua.

Vantagens de fazer compras online

  • Comodidade – Já não é preciso sair de casa para comprar o que quer ou precisa. Basta um computador e a qualquer hora do dia faz a transação de forma rápida. Da mesma forma cómoda, o artigo chega a sua casa.
  • Privacidade – Ninguém vê o que compra. Pode ser uma boa solução para a compra de determinados produtos por pessoas mais reservadas… longe dos olhares de outros potenciais clientes numa loja.
  • Comprar o que quer - Online ou numa loja é o cliente quem decide o que comprar, mas num espaço físico pode deixar-se levar pelas estratégias de vendas. Na internet não corre esse risco. Só compra o que realmente quer, sem ter ninguém a tentar convencê-lo.
  • Variedade – Sem gastar dinheiro em deslocações tem acesso a todas as lojas que pretender, sejam nacionais ou estrangeiras. Muitas vezes, a artigos exclusivos para vendas online, que não encontraria em qualquer estabelecimento físico.
  • Preço apelativo – Sabia que há promoções exclusivas para vendas online? Sim, há. O mesmo artigo que viu numa loja, pode custar-lhe menos se comprar através da internet. Em muitos casos, se fizer um registo prévio, até é informado por e-mail dessas promoções.​

Desvantagens de comprar pela internet

  • Impossível experimentar – Não poder tocar o artigo, ver como é ou certificar-se que a peça de roupa lhe serve pode ser um dos principais obstáculos ao comércio eletrónico.
  • Custos de envio – Embora haja promoções exclusivas para compras online, é preciso fazer bem as contas. A maior parte das empresas cobra uma taxa pelo envio dos artigos. Veja se o preço final compensa.
  • Tempo de espera – Se a compra é rápida, o mesmo não se pode dizer da entrega. O artigo pode demorar vários dias até chegar a sua casa. Ou até extraviar-se. Por isso, se é daquelas pessoas que gosta de experimentar de imediato aquilo de compra, talvez não seja a melhor opção.
  • Trocas dificultadas – Além do tempo de espera, tem como inconveniente a dificuldade de troca. Se é uma peça de roupa e não serve ou se o artigo não corresponde ao que imaginava, as lojas online têm por hábito permitir a troca, mas não é imediata como numa loja física. Nem grátis, na maior parte dos casos, pagando uma taxa para devolver o artigo.
  • Forma de pagamento – Para quem não gosta de utilizar cartões de crédito, as compras online não são uma boa solução. Esta é a forma de pagamento mais comum na internet, sendo a única aceite por muitas lojas. Outras também já aceitam o sistema MBNet, Paypal, transferência bancária ou envios à cobrança.

Se a sua opção for para experimentar fazer compras online, veja alguns dos melhores sites para o fazer e conheça os direitos que tem.