São várias as vantagens de uma empresa ser cotada em bolsa. Como o financiamento e a visibilidade, por exemplo.
A vários níveis, e para diversos sujeitos, as vantagens de uma empresa ser cotada em bolsa devem ser consideradas na hora de pensar abrir o capital do seu negócio. O Economias lembra-lhe algumas dessas mais-valias.
Financiamento novo
Se uma empresa está a precisar de um empurrão financeiro mas não há possibilidade, a nível interno, de reforçar o capital, entrar na bolsa é a melhor opção. Desta forma, obtém financiamento, seja através das ações ou de obrigações. Trata-se de aceder a capital novo a baixo custo.
Diversificar património
Se estamos a falar de um empresário que detém a totalidade do capital de uma empresa mas gostava de investir noutros ativos, entrar na bolsa também é solução. Ao vender ações dessa empresa, fica com disponibilidade para diversificar o seu património.
Alargar os investidores
Outra das vantagens de uma empresa ser cotada em bolsa passa pela diversidade de investidores que pode ganhar. Pode ser útil para o seu negócio crescer ter detentores do capital de diferentes áreas geográficas ou de diferentes áreas, sejam particulares ou representantes de instituições. Abrem-se assim as portas à possibilidade de expandir ou diversificar o próprio negócio.
Maior notoriedade
Ser cotada em bolsa é sinónimo de ser falada quase diariamente senão mesmo todos os dias. Desde que a evolução seja positiva, essa maior visibilidade poderá dar à sua empresa maior notoriedade e até credibilidade junto de fornecedores, colaboradores e clientes. A vantagem traduz-se, por isso, numa perspetiva de maior crescimento.
Mas o certo é que o efeito também poderá ser adverso e essa é uma das desvantagens de uma empresa ser cotada em bolsa.
Pode ainda ver filmes que o ajudam a perceber o funcionamento da bolsa.