Vantagens de uma Empresa Ser Cotada em Bolsa

São várias as vantagens de uma empresa ser cotada em bolsa. Como o financiamento e a visibilidade, por exemplo.

A vários níveis, e para diversos sujeitos, as vantagens de uma empresa ser cotada em bolsa devem ser consideradas na hora de pensar abrir o capital do seu negócio. O Economias lembra-lhe algumas dessas mais-valias.

Financiamento novo

Se uma empresa está a precisar de um empurrão financeiro mas não há possibilidade, a nível interno, de reforçar o capital, entrar na bolsa é a melhor opção. Desta forma, obtém financiamento, seja através das ações ou de obrigações. Trata-se de aceder a capital novo a baixo custo.

Diversificar património

Se estamos a falar de um empresário que detém a totalidade do capital de uma empresa mas gostava de investir noutros ativos, entrar na bolsa também é solução. Ao vender ações dessa empresa, fica com disponibilidade para diversificar o seu património.

Alargar os investidores

Outra das vantagens de uma empresa ser cotada em bolsa passa pela diversidade de investidores que pode ganhar. Pode ser útil para o seu negócio crescer ter detentores do capital de diferentes áreas geográficas ou de diferentes áreas, sejam particulares ou representantes de instituições. Abrem-se assim as portas à possibilidade de expandir ou diversificar o próprio negócio.

Maior notoriedade

Ser cotada em bolsa é sinónimo de ser falada quase diariamente senão mesmo todos os dias. Desde que a evolução seja positiva, essa maior visibilidade poderá dar à sua empresa maior notoriedade e até credibilidade junto de fornecedores, colaboradores e clientes. A vantagem traduz-se, por isso, numa perspetiva de maior crescimento.

Mas o certo é que o efeito também poderá ser adverso e essa é uma das desvantagens de uma empresa ser cotada em bolsa.

Pode ainda ver filmes que o ajudam a perceber o funcionamento da bolsa.