Vantagens de Aumentar o Salário Mínimo

As vantagens de aumentar o salário mínimo são muito discutidas, assim como as desvantagens desta subida. Em geral, os principais benefícios de aumentar o salário mínimo são os seguintes.

Maior poder de compra

O trabalhador que recebe o salário mínimo e que começa a receber mais pode também começar a gastar mais, colocando mais dinheiro em circulação e incentivando o desenvolvimento da economia. Uma primeira vantagem do aumento do salário mínimo a nível macroeconómico é assim o estímulo da economia (que pode levar ao aumento do número de empregos e do PIB).

Aumento da qualidade de vida

A nível particular, a pessoa que recebe um aumento no salário mínimo pode viver mais desafogadamente, sem ter de fazer as contas a todos os cêntimos que ganha. É discutível se o dinheiro traz felicidade, existindo desvantagens em ser rico, mas a verdade é que possuir mais dinheiro ao fim do mês ajuda a melhorar a qualidade de vida.

Segurança e estabilização no trabalho

Um salário mínimo é um convite à pesquisa de um novo emprego, que seja melhor financeiramente. O aumento do salário mínimo oferece mais segurança ao trabalhador e permite a fixação de trabalhadores ao empregador, o que reduz os custos de formação ao próprio empregador.

Igualdade

O salário mínimo varia imenso entre países. Portugal está longe dos países com melhores salários mínimos no mundo e mesmo dos países da Europa com os salários mais elevados. Mesmo a nível interno, os salários em Portugal diferem e o fosso entre ricos e pobres é acentuado. O aumento do salário mínimo poderia ajudar a reduzir a pobreza e a equilibrar ligeiramente a diferença de rendimentos.