Analise as vantagens das sociedades por quotas, assim como as suas desvantagens, para equacionar avançar ou não com este estatuto jurídico de empresa.

Sem limite mínimo

Desde 2011 que deixou de haver um limite mínimo para o capital social, podendo os sócios fixarem um valor do capital social a gosto.

Risco pessoal diminuto

Uma das principais vantagens da sociedade por quotas é que o risco pessoal é reduzido, já que existe uma distinção entre património da empresa e o património pessoal.

Responsabilidade limitada

Numa sociedade por quotas a responsabilidade é limitada ao valor da quota subscrita. Os sócios detêm responsabilidade limitada (a nível externo) relativamente ao valor da quota subscrita, mas eles podem ser solidariamente responsáveis por todas as entradas acordadas no contrato social, na situação do capital não estar integralmente realizado.

Maior investimento

A sociedade por quotas tem também a vantagem de reunir mais investimentos, com mais pessoas a entrarem na empresa. O crédito pode ser também mais acessível.

Mais conhecimento

Mais cérebros se juntam igualmente na constituição da empresa, contribuindo cada pessoa com a sua experiência. Não é apenas a injeção de dinheiro que é relevante na empresa.

Partilha de negócio

O empreendedor que não se sente capaz de desenvolver um negócio por si ganha aliados no seu projeto. Trata-se de um negócio conjunto, de gestão partilhada, o que aumenta as probabilidades do seu sucesso.

Ganhos proporcionais ou programados

Numa sociedade, os sócios podem ganhar uma percentagem de lucro equivalente à sua quota parte da empresa mas pode acontecer também a distribuição não proporcional dos lucros, se esta estiver estipulada no contrato ou estatuto social. Veja como distribuir os lucros da empresa.

Veja como abrir um sociedade por quotas em 4 passos.