Valor de uma Ação

O valor de uma ação depende do estado do mercado. O que o define é a procura e a oferta, sendo certo que valor e preço de uma ação são coisas distintas.

Quem investe em ações sabe que é a lei do mercado que dita quanto vale cada título. Mas há outros fatores que influenciam essa cotação em bolsa.

Lei do mercado determina o valor

Sendo uma ação uma parcela do capital social de uma empresa, o valor de uma ação mais não é do que o valor no mercado. Ou seja, o preço a que cada um dos títulos é cotado na Bolsa de Valores em cada sessão de negociação. E esse preço varia consoante a oferta e a procura das referidas ações. Vejamos de que forma.

Tudo se rege e determina pela lei do mercado. Nas ações, o valor tende a subir quando a procura é superior ao número de títulos disponíveis para comprar. Efeito inverso se verifica quando a oferta é superior à procura, refletindo-se numa descida do valor de uma ação.

Confira os tipos de ações existentes.

Valor da empresa

Mas sendo uma ação parte da empresa a que diz respeito o seu desempenho também influencia o valor de uma ação. Aliás, é um dos fatores determinantes. As ações valerão mais quanto mais rentável for a atividade e gerar boas taxas de retorno.

Saiba como calcular o valor da sua empresa.

Conjuntura económica

As condicionantes externas também ditam o valor de uma ação. É impossível dissociar esta avaliação da conjuntura económica, por exemplo. O comportamento das bolsas, e consequente valorização ou perda das ações, varia consoante a economia cresça ou entre em ciclo descendente. Em momentos de crescimento económico há, geralmente, mais liquidez no mercado e mais dinheiro para investir, daí resultando uma valorização das ações.

Por todos estes fatores, investir em ações de forma a poder ganhar com elas implica conhecimento da empresa, do sector e do mercado.

Se está decidido a fazer esse investimento, veja como comprar ações.