Tudo Sobre o Projeto Jovens Estudantes

O Projeto Jovens Estudantes propõe-se a divulgar a história e a cultura portuguesa, a premiar o mérito e a proporcionar vivências enriquecedoras junto dos estudantes do ensino superior.

A quem se destina?

Estudantes do ensino superior, lusófonos, residentes no estrangeiro ou em Portugal, com bons resultados académicos. Os jovens devem ter entre 18 e 25 anos e frequentar pelo menos o segundo ano de um curso superior (tendo obtido aprovação no ano letivo anterior).

O que oferece?

O programa Jovens Estudantes desenvolvido pelo banco Montepio oferece a possibilidade de visitar Lisboa, de conhecer melhor a cultura portuguesa e de desenvolver o empreendedorismo, os negócios e o voluntariado.

Existem bolsas de verão para:

  • 6 jovens lusófonos residentes no estrangeiro (Londres, Paris, Frankfurt, Genebra, Newark e Toronto), um jovem residente em Cabo Verde;
  • 1 jovem residente em Angola;
  • 1 jovem residente em Moçambique;
  • 4 jovens associados do Montepio residentes em Portugal.

Estas bolsas dão direito a viagens de ida e volta, à estadia num hostel, a um cartão pré-pago Montepio com 100 euros e à participação em ações organizadas pelo Montepio.

Como candidatar-se?

A candidatura é feita online no site do Projeto Jovens Estudantes até 31 de maio. É necessário preencher e entregar por e-mail o respetivo formulário (de residente no estrangeiro, associado ou beneficiário dos serviços sociais do Montepio).

É preciso entregar também uma nota curricular, um comprovativo da classificação do ano letivo anterior e uma carta de apresentação/motivação para ajudar à triagem dos candidatos.

Quando tem lugar?

O programa tem lugar em julho (de 4 a 10 de julho de 2015) em Lisboa. Este projeto realiza-se desde 2011 entre a primeira e a segunda semana do mês de julho.

Outros programas para jovens

Os jovens podem ainda espreitar as seguintes oportunidades: