8 Truques de linguagem corporal que o ajudarão a transmitir poder

Da mesma forma que um mágico tem os seus truques debaixo da manga para mostrar às pessoas um poder que ele não possui, você pode usar truques de linguagem corporal no trabalho ou noutros contextos para transmitir poder a quem está consigo.

1. Endireitar as costas

Manter as costas direitas permite-lhe ficar bem-visto perante os seus trabalhadores, chefes ou colegas de trabalho e ainda lhe vai transmitir confiança.

Existem vários estudos que ligam a postura correta à sensação de poder e de alegria.

2. Encostar-se na cadeira

Uma pose clássica de poder é encostar as costas à cadeira. Deste ato até se diz que liberta altos níveis de testosterona.

Lembra-se da imagem de marca do filme “O Padrinho” com Marlon Brando encostado à cadeira, por vezes a fazer festas a um gato? Pois é isso que pode de fazer mais vezes. Encostar-se á cadeira.

3. Juntar as pontas dos dedos

Outro gesto de poder (e que parece saída de um vilão de cinema ou de um jogador de xadrez) que pode fazer é juntar as pontas dos dez dedos das mãos. Este gesto transmite confiança, competência e atenção, para quem o testemunha.

Com este truque também consegue passar uma imagem de competência.

4. Entrelaçar os dedos

Semelhante a unir as pontas dos dedos é entrelaçar os dedos das duas mãos, formando uma espécie de globo com as mãos unidas. Passará autoridade e importância ao adotar este gesto.

5. Dar um aperto de mão firme

Passe força no seu aperto de mão para transmitir uma imagem de poder. Neste gesto há até um detalhe a considerar: estender a mão com a palma para cima dá primazia à outra pessoa no aperto de mão, enquanto estender a mão com a palma para baixo mostra dominância.

6. Olhar para o meio dos olhos

Encare uma pessoa olhos nos olhos e não olhe para o chão ou para outros locais. Quem desvia um olhar desvia também o seu poder.

Chama-se “olhar de poder” ao olhar que encara o “terceiro olho” de uma pessoa. Fixe o olhar no centro da testa do seu interlocutor para transmitir poder sobre a conversação.

7. Separar bem as pernas

A pessoa segura de si não tem problemas em ocupar espaços. Ela dá normalmente algum espaço entre os pés, mostrando estabilidade e segurança.

8. Não se mexer muito

Movimentos constantes com os pés, as mãos ou a cabeça dão uma impressão de nervosismo, ansiedade ou de falta de honestidade. Quando mais estável permanecer, mais poderoso e confiante de si aparentará estar.