Ative as notificações para receber todas as novidades sobre Impostos, Finanças e Poupança.
Por: João Paulo Moura

6 Trabalhos caseiros a evitar a todo o custo

Trabalhar em casa pode ser a solução que procura para o seu estilo de vida. Apesar de existirem muitos trabalhos caseiros por onde escolher, a verdade é que alguns são um autêntico desperdício de tempo. Existem 60 anúncios fraudulentos por cada anúncio de emprego real, segundo a Flexjobs. Para o ajudar a poupar tempo e energia deixamos-lhe ficar uma lista de trabalhos caseiros a evitar.

1. Dobrar envelopes

Dobrar envelopes em part-time é uma atividade que pode trazer mais despesas do que ganhos. Para além de se pedir um investimento inicial para dobrar circulares, num kit que não chega ou que não é o que se espera, é necessário incluir amigos e familiares no esquema para se ganhar um pouco de dinheiro.

2. Fazer a contabilidade

Já recebeu alguma proposta de emprego no e-mail para fazer a contabilidade de uma lista de clientes e a pedir para investir em software de contabilidade? Desconfie, é uma tentativa fraudulenta de ficar com o seu dinheiro.

Esteja atento às fraudes mais comuns na internet.

3. Gestão financeira

Regra geral, os tipos de trabalhos caseiros onde se pede a gestão de fundos são fraudes. A origem do dinheiro é duvidosa e a pessoa pode ser acusada de crime.

4. Enviar produtos

Semelhante à anterior, esta atividade pede o reenvio de produtos recebidos para outras localidades. Estes artigos podem ter sido roubados e a pessoa acabar por ser acusada. Duvide sempre da razão para precisarem de uma outra pessoa para se fazer algo simples.

5. Preencher questionários

Preencher questionários e formulários em casa soa a trabalho fácil. O problema é que são necessários muitos preenchimentos até se chegar a uma quantia mínima de pagamento (10 ou 20 euros), o que pode levar semanas ou meses. Simplesmente não vale o esforço.

6. Clicar em publicidade

Existem sites fidedignos onde se pode ganhar dinheiro através de cliques em publicidades. Tal como nos questionários, é preciso trabalhar diariamente para se chegar a um pagamento mínimo. Mas existem também sites fraudulentos que desaparecem ao fim de algum tempo, deixando o trabalhador sem qualquer rendimento.

Normalmente, quando um trabalho é demasiado bom para ser verdade, ele não é digno do seu tempo.  

Saiba como identificar falsos anúncios de emprego e procure emprego caseiro em sites de confiança.