A capacidade de trabalho em equipa é muito valorizada nas empresas, sendo uma das características mais procuradas pelos empregadores e também das mais mencionadas pelos candidatos como competência.
Afinal, o trabalho em equipa é visto como potenciador ou multiplicador dos recursos dos colaboradores envolvidos, com a promessa de melhores resultados, ao nível da rapidez, da criatividade e da eficácia no trabalho, e até ao nível da motivação dos colaboradores.
Em muitos casos as equipas são multidisciplinares, o que favorece o enriquecimento do projeto pelos distintos conhecimentos e modos de abordar os problemas das diferentes áreas. Mas mesmo não sendo, o perfil de cada colaborador, as suas características e competências pessoais já trazem a diversidade a qualquer equipa.
Quais são as vantagens do trabalho em equipa?
- Aproveitamento dos melhores recursos de cada colaborador – Numa equipa há que saber o que cada um faz melhor, onde pode colaborar de forma mais positiva e frutuosa
- Potenciamento da criatividade de todos – com a discussão de ideias em conjunto pode chegar-se a soluções inovadoras e mais criativas
- Complementaridade de funções – aproveitamento das diferentes áreas do saber, do conhecimento
- Sentimento de pertença e participação – em termos de motivação, o trabalho em equipa pode ser uma grande vantagem, uma vez que o sentimento de pertença cria maior motivação e envolvimento na tarefa
- Maior responsabilização individual – o trabalho é distribuído pelo que cada colaborador terá uma maior responsabilização pelo seu trabalho, do qual dependem os outros elementos da equipa.
- Maior produtividade – se a equipa funcionar bem, o resultado será de maior rapidez e produtividade
Desvantagens do trabalho em equipa?
- Conciliação dos membros da equipa - podem existir pessoas que, apesar de todas as competências para o trabalho em equipa, não consigam trabalhar em conjunto.
- Sobrecarga de certos elementos - seja devido às suas capacidades específicas ou apenas devido a uma má distribuição das tarefas, podem ocorrer uma distribuição injusta do trabalho, causando a sobrecarga de alguns elementos.
- Falta de produtividade de alguns membros - é um fator que pode causar mau estar e desgaste na equipa.
- Tempo gasto em discussão/negociação - sendo o trabalho discutido e elaborado em equipa, será gasto mais tempo nesse processo, o que pode ser uma clara desvantagem.
Ou seja, apesar de o trabalho em equipa ser muito valorizado, é importante analisar caso a caso se é o melhor para atingir os objetivos.