Os trabalhos de verão para jovens e estudantes são uma excelente forma de ganhar experiência e uma importante fonte de dinheiro para as férias ou para o ano letivo. Para rentabilizar o emprego de jovens no verão ficam de seguida 7 dicas importantes.

Escolher a área

O trabalho não tem de ser um sacrifício. O ideal é encontrar trabalho numa área que se gosta, para fazer do trabalho um prazer e se ganhar experiência na área que se quer seguir.

Veja estas sugestões de empregos para jovens no verão.

Não negar trabalho duro

Apesar de tudo, trabalhar noutra área que não a preferida tem as suas vantagens. Para aprender o valor do trabalho, ter um desafio e desenvolver capacidades, não há nada como trabalhar fora da área de conforto. Trabalhar na construção civil nas férias, por exemplo, pode parecer um castigo, enquanto toda a gente se diverte, mas acabará por ser uma lição de vida e uma forma de melhorar o físico sem frequentar o ginásio.

Procurar emprego pessoalmente

É possível encontrar empregos de verão na internet em sites de emprego de verão, mas por vezes na vida é necessário bater à porta das pessoas. Como muitos empregos de verão não são publicados, convém perguntar diretamente às pessoas se precisam de ajuda no seu trabalho.

Ir para onde há trabalho

No verão existem oportunidades de emprego para jovens em hotelaria, restauração, comércio, parques aquáticos, etc. Se o jovem tiver família em localidades com estas oportunidades de trabalho em abundância, ele pode mudar-se por uns tempos para a casa destes familiares.

Estar atento a associações

Os programas de férias de ocupações de tempos livres precisam de jovens. Fique atento às associações, aos campos de férias, ao Portal da Juventude e ao centro de emprego local.

Aprender a poupar

É com os primeiros ganhos próprios que se aprende o valor do dinheiro e a poupar. Coloque uma percentagem de lado para poupança de cada ordenado que recebe neste verão.

Fazer e manter contactos

Durante o emprego de verão é importante socializar e conhecer novas pessoas. Além de ganhar experiência, o emprego de verão é útil para fazer contactos. Estes contactos podem gerar oportunidades de emprego e ser úteis no futuro.