Trabalhar por conta própria: 5 dicas rápidas

Abrir um negócio é bem diferente de trabalhar por conta de outrem. Se vai abraçar esta experiência de trabalhar por conta própria, consulte as nossas dicas.

A vontade a determinação são essenciais para iniciar um trabalho por conta própria. Mas há outros aspetos que terá de ter em consideração para ser bem-sucedido no seu negócio. Eis as principais dicas para trabalhar por conta própria.

1. Cumpra com todas as formalidades

Não basta decidir ter um negócio para começar a trabalhar. Há que cumprir as formalidades inerentes ao trabalho por conta própria.

Não se esqueça de declarar o início da atividade nas Finanças e pagar as contribuições à Segurança Social. Informe-se ainda acerca dos impostos inerentes a essa forma de trabalhar e acerca dos direitos e deveres do trabalhador independente.

2. Tenha um local próprio de trabalho

Tenha vários aspetos em atenção na escolha do local de trabalho. Para não perder tempo nas viagens, e não gastar demasiado, escolha um local com bons acessos e fácil estacionamento. Mas, sobretudo, escolha um local onde esteja o público-alvo do seu negócio. Ou, pelo menos, perto.

3. Aprenda a gerir o tempo

Desengane-se quem pensar que ser patrão de si próprio é sinal de mais tempo livre. Só será se souber gerir bem o tempo de trabalho, de forma a não prejudicar a vida pessoal. Saiba distinguir bem os tempos de trabalho e de lazer. O ideal será definir um horário de trabalho e que o faça coincidir com a altura em que se sente mais produtivo.

Veja como gerir o tempo ao trabalhar como freelancer.

4. Mantenha sempre a organização

Mais tempo livre terá se for uma pessoa organizada. Isso passará por colocar em prática uma das características vitais de um bom empreendedor: delegar tarefas.

5. Guarde tempo para a vida pessoal

Ninguém pensa iniciar uma atividade se não espera ter sucesso, mas isso não implica ficar obcecado pelo objetivo. Saiba assumir e enfrentar os riscos, de forma a manter um equilíbrio com a vida pessoal. Não deixe que a sede de sucesso arraste a família para segundo plano.