Como trabalhar para o Estado português

Se deseja trabalhar para o Estado estes são os meios de que dispõe para conseguir entrar e trabalhar na administração pública portuguesa.

1. Investigar a BEP

O ponto de partida para encontrar emprego no seio dos organismos e serviços da administração pública é a Bolsa de Emprego Público – BEP. Este site reúne as ofertas de trabalho nas universidades, nas câmaras municipais e nas juntas de freguesia portuguesas.

2. Fazer candidaturas

Os concursos do BEP estão abertos por 10 dias úteis, sendo necessário preencher um formulário e entregar pessoalmente ou enviar por correio registado com aviso de receção toda a documentação pedida, como uma cópia do certificado de habilitações e o currículo assinado e datado.

3. Reunir os requisitos

Para ter sucesso na candidatura é necessário reunir os requisitos pedidos, como por exemplo possuir nacionalidade portuguesa, 18 anos de idade, registo criminal limpo, vacinação em dia, uma determinada licenciatura ou pertencer a uma determinada ordem profissional.

Alguns concursos para trabalhar no Estado estão abertos só a internos, outros estão abertos a externos. Os internos são os funcionários públicos, os externos são todos os cidadãos.

4. Fazer provas

O candidato é notificado por correio sobre a sua candidatura. Em caso de ser selecionado tem de prestar tradicionalmente uma prova escrita e ser submetido a entrevista de emprego. As provas a prestar são mencionadas no anúncio da vaga de emprego (na BEP ou em Diário da República). A bibliografia para a prova de conhecimentos também se encontra no anúncio.

5. Estar atento a programas

Pontualmente surgem cursos e bolsas para trabalhar em autarquias e na administração central. Dois exemplos disto são os cursos do CEAGP (Curso de Estados Avançados em Gestão Pública) e os contratos emprego-inserção do IEFP, dirigidos a desempregados.

Refira-se que no caso do CEAGP anual do INA é necessário ser licenciado e pagar 100€ de candidatura, para além de dispor de 5 mil euros para propinas. Quem terminar o curso com média igual ou superior a 12 valores tem emprego garantido.