Trabalhar no estrangeiro: o que saber

Se quer trabalhar no estrangeiro pode consultar ofertas de emprego em websites com anúncios de emprego em vários países da Europa, assim como em países de outros continentes.

IEFP: Informe-se antes de partir

O Instituto de Emprego e Formação Profissional - IEFP - promove regularmente ações de apresentação e informação para esclarecer os candidatos sobre as ofertas, condições e áreas profissionais com ofertas de emprego em países europeus.

Esta instituição disponibiliza um guia sobre o trabalho no estrangeiro, chamado "Informe-se antes de partir", com informações úteis para os portugueses que desejam trabalhar na UE, no EEE, Suíça ou em países terceiros. Questões como descontos para a Segurança Social, impostos, contrato de trabalho, contactos e saúde encontram-se neste documento.

Conheça as dicas para trabalhar no estrangeiro do Economias.

Onde trabalhar?

Alemanha, Suécia, Noruega, Reino Unido, Finlândia, Suíça, Luxemburgo, Holanda, Canadá, Austrália e França são alguns dos países mais procurados pelos trabalhadores portugueses.

Os países de língua portuguesa oferecem maiores facilidades de trabalho para os portugueses, mas a escolha do país de trabalho deve ter em conta diversas variantes, desde as condições de trabalho aos custos de vida.

Confira os melhores países para trabalhar e os países com maiores e menores custos de vida.

Veja ainda o que fazer antes de emigrar.

Exemplos de sites com ofertas de emprego no estrangeiro

Pode mergulhar em milhares de ofertas de trabalho no estrangeiro para portugueses e cidadãos de todo o mundo em sites de emprego como:

Outra opção para encontrar emprego fora do país, e apenas por alguns meses, é utilizar as agências de emprego temporário no estrangeiro. As agências de recrutamento ajudam o candidato a encontrar trabalho no estrangeiro, estabelecendo um contrato de trabalho por este.