Para quem pode optar entre trabalhar em casa ou num escritório a escolha nem sempre é fácil. Nos dois cenários possíveis há aspetos positivos e desvantagens que deve analisar bem antes de decidir.

Vantagens de trabalhar em casa

Ao optar por trabalhar em casa já está a ganhar dinheiro, porque não há custos associados ao investimento inicial nem à compra ou aluguer de um espaço para a sua empresa. Mesmo os custos de exploração serão bem mais reduzidos do que os de um escritório. E evita as despesas de deslocação para o local de trabalho.

Mas uma das maiores vantagens de trabalhar em casa, senão a mais significativa, prende-se com a flexibilidade de horários.

Desvantagens de trabalhar em casa

Por ser mais flexível, trabalhar em casa também pode ser menos produtivo, devido aos fatores de distração na sua própria casa. Sobretudo se não conseguir fazer uma separação clara entre a vida profissional e a vida familiar e social. Há que ser disciplinado e definir um local específico para trabalhar, bem como um horário para o fazer.

Vejas as formas de ser mais produtivo trabalhando em casa.

Mas nem sempre é fácil quando se está sozinho. Esse isolamento pode ser um dos inconvenientes do trabalho a partir de casa, apesar de haver muitas ferramentas que nos permitem estar em ligação constante com as pessoas de quem necessitamos para a atividade profissional.

Trabalhar em casa também não será fácil se precisar ter alguém a trabalhar consigo, já que contratar colaboradores implica ter um espaço onde possam trabalhar e os meios necessários para tal. O mesmo inconveniente vai encontrar no trabalho a partir de casa sempre que quiser receber um cliente ou um fornecedor. Será a sua casa um espaço que transmite profissionalismo e prestígio?

Vantagens de trabalhar num escritório

Se quer assumir-se perante os fornecedores e sobretudo perante os seus potenciais clientes como um bom profissional, o melhor será optar por um escritório, um espaço dedicado à sua atividade. Esta é também a opção que lhe vai permitir separar de forma mais clara o ambiente profissional dos restantes ambientes da sua vida. E concentrar-se apenas no seu trabalho durante o horário a ele destinado.

Desvantagens de trabalhar num escritório

Mas como nem tudo são rosas em nenhuma das opções que tomamos, lembre-se que os custos de ter um escritório para trabalhar são bem mais elevados do que trabalhar de casa. Além da aquisição ou aluguer do espaço, terá custos constantes de exploração, já para não falar dos serviços complementares que poderá ter de contratar.

Se não consegue eleger nenhuma dessas hipóteses como a ideal ou se precisa de ambas para a sua atividade profissional, pode optar por uma solução mista. Por norma, trabalhe a partir de casa e alugue uma sala / escritório para as reuniões necessárias. Se o problema for a solidão, alterne o trabalho em casa por dias num espaço de co-working. Conheça a opção do trabalho em coworking.