9 Formas de tornar a segunda-feira mais agradável

Os portugueses nunca vão estar de acordo sobre qual é o melhor clube de Portugal, ou o partido certo para o poder. Mas há uma coisa em que eles estão sempre de acordo e que os une a todos: o desprezo pela segunda-feira.

A síndrome da segunda-feira ataca homens e mulheres de todas as idades, que nem usufruem devidamente do fim de semana já com a chegada da segunda-feira e do trabalho em mente. Mas existem formas de tornar a segunda-feira mais leve e mais divertida.

1. Trabalhar mais na sexta-feira

Uma razão para as pessoas desprezarem a segunda-feira é a quantidade de trabalho que há para fazer. Um modo de tornar a segunda mais leve é assim trabalhar mais na sexta-feira, onde a aproximação do fim de semana concede até mais forças.

2. Preparar a semana ao domingo

Prepare a semana de trabalho já no domingo para diminuir o impacto que a segunda tem. Planeie as roupas, as refeições, as tarefas, entre outros.

3. Escrever um diário de gratidão

Um dos hábitos para ser mais feliz comprovados pela ciência é escrever todos os dias uma lista de coisas que o fazem feliz. Outro é ter um propósito para acordar no dia seguinte.

Tire uns minutos antes de dormir ao domingo para escrever uma lista de coisas pelas quais está agradecido e para as quais está ansioso.

4. Fazer desporto pela manhã

A ciência comprova: quem faz desporto sente menos stress e mais bem-estar, assim como se sente menos exausto no trabalho.

Acorde uma hora mais cedo na segunda e vá ao ginásio, corra, faça yoga ou dê uma caminhada. A sua disposição agradece.

5. Fazer algo interessante na manhã de segunda-feira

Crie entusiasmo pela chegada da sua segunda-feira por reservar algo interessante para este dia. Logo de manhã no trabalho pode fazer as tarefas que você mais gosta de executar.

6. Planear algo interessante na noite de segunda-feira

Faça também planos interessantes para a noite de segunda, desde ver a sua série preferida, jantar fora, receber uma massagem, conviver com os amigos, etc. Assim encarará a segunda não com desdém, mas sim com alegria, como a criança que espera a chegada do Pai Natal ou das badaladas da passagem de ano.

7. Fazer mais pausas

Se a segunda estiver a ser dolorosa faça mais pausas no seu trabalho para encontrar a disposição certa para trabalhar. Alimente-se, beba água, fale com os colegas, confira os resultados desportivos, ouça música, etc.

8. Construir amizades no local de trabalho

Uma forma de ser mais feliz no trabalho é fazer amigos nesse local. Quem tem amigos no trabalho até anseia pela chegada da segunda-feira. Procure conhecer melhor as pessoas com quem trabalha para criar empatia e amizade no seu emprego.

9. Procurar a razão da insatisfação

Se a insatisfação com a segunda-feira persistir deve procurar a verdadeira génese desse descontentamento. Pode ser o patrão, pode ser o trabalho em si, a falta de férias ou uma situação fora do contexto do trabalho.