Todas as Despesas a Considerar no Crédito Habitação

São várias as despesas a considerar no crédito habitação. Só deve contratar um crédito habitação após estar ao corrente de todas as despesas envolvidas nesse crédito. São essas mesmas despesas com o crédito habitação que analisamos de seguida.

Custos do contrato

Contrair um crédito habitação obriga a assinatura de um contrato, que tem os seus custos associados. Esta informação tem de ser fornecida pelo banco que estabelece as condições do crédito habitação. Existem encargos exigidos por terceiros ao banco, que podem recair no cliente: pagamentos a cartórios, conservatórias e Administração Fiscal.

Taxas de juro

A despesa mais conhecida do crédito habitação corresponde aos juros (TAE, TAN, Spread). Neste capítulo recomenda-se simular créditos habitação em diferentes bancos, para encontrar a melhor opção.

Seguros

Junto com a assinatura do crédito habitação vem a contratação de seguros de vida para o assinante do contrato e multirrisco para a habitação.

Se desejar, o cliente pode ainda contratar um seguro de crédito habitação.

Comissões bancárias

As comissões no crédito habitação podem ser relativas à abertura do dossier ou à amortização do crédito habitação. Consoante os bancos, elas ganham diferentes designações. Normalmente são divididas em comissões iniciais (pelo estudo do contrato), comissões de vigência do contrato (de amortização/reembolso antecipado) e comissões de termo do contrato (sem haver reembolso antecipado total ou por distrate).

Empréstimo

A maior fatia a pagar irá sempre para o empréstimo, que tem de ser pago ao banco que concedeu o crédito.

Veja como conseguir o crédito habitação mais barato.