6 Tipos de reuniões de trabalho

Existem diferentes tipos de reunião de trabalho de acordo com a sua natureza. Estes tipos de reuniões empresariais requerem diferentes níveis de organização e planificação.

1. Reuniões de acompanhamento

Quando são contratados novos trabalhadores numa empresa é costume realizarem-se pontualmente reuniões de acompanhamento para orientar os novos trabalhadores no desempenho dos seus trabalhos.

2. Reuniões de avaliação

As reuniões de avaliação servem para classificar o trabalho de um colaborador, fazendo o ponto de situação e estabelecendo novos objetivos. Elas requerem muita atenção e preparação ao longo dos meses, podendo ser feitas de 6 em 6 meses, por exemplo.

3. Reuniões informativas

As reuniões informativas são meios de passar informação aos trabalhadores e de receber informações por parte destes. O objetivo é coordenar esforços e colocar todos os intervenientes ao mesmo nível, para se melhorar a eficácia e os resultados do trabalho.

4. Reuniões formativas

As reuniões formativas são lideradas por pessoas especialistas num determinado tema ou tarefa, que passam procedimentos e conhecimentos aos restantes participantes.

5. Reuniões de tomada de decisão

Nestas importantes reuniões são discutidos e levantados todos os dados relativos a um problema, de forma a encontrar um certo número de soluções e de analisar cada uma delas, até se chegar a uma decisão.

6. Reuniões criativas

Este é um tipo mais informal de reunião, onde os trabalhadores pensam em conjunto e lançam ideias abertamente, em brainstorming, para se descobrirem novas estratégias de trabalho.

Tradicionalmente são as reuniões menos objetivas e produtivas, precisando apenas que os presentes estejam de mente aberta para darem boas sugestões.

Veja como se preparar para uma reunião de trabalho e encontre mais dicas para reuniões de trabalho no artigo do Economias sobre as regras de etiqueta numa reunião.