7 Tipos de liderança: qual é o seu?

São identificados diferentes tipos de liderança dentro das organizações empresariais, cada qual com as suas características próprias.

Analise estes estilos de liderança e identifique aquele em que mais se insere.

1. Diretiva

O tipo de liderança diretiva é uma estratégia de curto prazo que foi muito utilizada nas empresas nas últimas décadas. Ela fornece ordens para seguir, em vez de explicar contextos e direções ao trabalhador.

Este é o tipo de liderança que se atribui tradicionalmente ao líder autoritário.

2. Visionária

A liderança visionária caracteriza-se por ser uma solução a longo prazo, que prevê reações do mercado e que reconhece a relevância dos colaboradores na obtenção de resultados. Ela baseia-se na criação de um contexto vasto, de longa de duração, em vez de ditar ordens para seguir no momento.

3. Participativa

A liderança participativa permite a outras pessoas entrarem no processo de tomada de decisões, através do diálogo, da comunicação efetiva, da partilha de ideias e sugestões. Ela fortalece a motivação dos trabalhadores e o trabalho em equipa, ajudando a desenvolver as capacidades individuais.

4. Exemplificativa

No tipo de liderança exemplificativa o líder dá o exemplo para os trabalhadores seguirem, assim como mostra as normas e estabelece os padrões de desempenho no trabalho.

É um tipo de liderança eficaz nas configurações do grupo, mas que pode colocar barreiras à inovação e ainda atrasar o trabalho, quando o líder insiste em controlar o processo.

5. Instrutiva

Na liderança instrutiva ou de treinamento há um esforço por identificar os pontos fortes e fracos da equipa, para melhorar o desempenho de todos, pelo aperfeiçoamento pessoal.

O líder é um coach que estimula o desenvolvimento das capacidades dos trabalhadores e que coloca novos desafios a estes tendo em vista o aperfeiçoamento do trabalho e dos resultados a longo prazo.

6. Liberal

A liderança liberal é a menos autoritária, dando muita liberdade, confiança e autonomia aos colaboradores da empresa, para trabalharem a seu gosto e obterem os próprios resultados. É normalmente eficaz com trabalhadores muito experientes e com espírito de iniciativa.

7. Relacional

Na liderança relacional a ênfase vai para as pessoas e para as relações geradas entre elas, com o objetivo de se estabelecer a confiança e um espírito de grupo na empresa. A primazia está na satisfação das pessoas e das suas necessidades, sendo o desempenho e os resultados diretamente influenciados por estes.