Tipos de Cartões de Crédito

Dentro da infinidade de cartões de crédito disponíveis no mercados, destacam-se três tipos:

  • Cartão de crédito bancário;
  • Cartão de crédito fidelização;
  • Cartão de crédito dual.

Cartão de crédito bancário

O cartão de crédito bancário é emitido por um banco de acordo com os rendimentos e o histórico do cliente, criando-se um limite de crédito (plafond) para o cartão. Por norma, a um nível superior de cartão (gold, platinum) está associado um limite maior de crédito, e existe uma comissão de manutenção, mas alguns cartões permitem que o seu portador deixe de comportar a anuidade através de uma utilização constante.

A data limite para efetuar pagamentos é acordada previamente, entre o cliente e a instituição financeira, sendo que a modalidade de pagamento também é combinada entre as partes. O cliente pode optar pela modalidade de pagamento total da quantia em dívida até à data limite (evitando o pagamento de juros) ou escolher pagar o montante por parcelas (já estando sujeito a juros).

Para além de realizar pagamentos de bens e serviços o cartão de crédito permite levantar dinheiro a crédito, aos balcões dos bancos ou nas caixas ATM, e é utilizável na maioria dos países, possuindo geralmente um logótipo VISA ou Mastercard.

Conheça os direitos e deveres dos clientes dos cartões de créditos.

Cartão de crédito fidelização

Estes são os cartões sem anuidade. São cartões de crédito emitidos nas lojas e nas grandes superfícies comerciais, semelhantes aos cartões de crédito bancários tradicionais, apresentando o logótipo ou o nome do estabelecimento da adesão.

Estes cartõesoferecem várias vantagens ao cliente por fidelização, quer sejam descontos, promoções ou bónus, vantagens estas que não estão disponíveis aos outros clientes sem cartão. As lojas mantêm acordos com instituições de crédito de forma a conseguirem oferecer aos seus clientes crédito na compra dos seus bens.

A maior parte destes cartões é de utilização externa ao estabelecimento comercial e premeia o portador sempre que este realiza pagamentos com o cartão no estabelecimento em questão.

Cartão de crédito dual

O cartão de crédito dual tem uma dupla utilização - ele permite ao utilizador optar pela vertente de pagamento a crédito ou a débito. Desta forma, o utilizador pode efetuar uma gestão mais flexível e conveniente do seu limite de crédito e da sua conta à ordem.

Como a oferta de cartões de crédito é imensa (tem ainda a possibilidade de utilizar cartões pré-pagos), deveverificar as condições gerais de utilização dos diferentes tipos de cartões de crédito, e escolher o cartão que é mais apropriado à sua situação.

Também lhe pode interessar: