5 Tipos de colegas de trabalho a evitar

Já ouviu dizer que somos a média das 5 pessoas com quem passamos mais tempo? A frase do autor Jim Rohn pode ser aplicada no contexto de trabalho, onde as pessoas com as quais trabalhamos nos marcam, para o bem ou para o mal.

Para manter a reputação, a qualidade de trabalho, e a sanidade, pode evitar os seguintes tipos de colegas de trabalho.

1. O eterno amargurado

Um dos tipos de colegas de trabalho com os quais deve evitar conviver demasiado é o “queixinhas”, que se queixa constantemente e que culpa tudo e todos pela sua situação, querendo afundar os outros na sua miséria e num sentimento de culpa.

O que a mente vê e pensa, o corpo faz, por isso evite a negatividade que este trabalhador derrotista e invejoso transmite.

2. O sombrio pessimista

A nuvem negra. O velho do Restelo. O medroso. Aquele que diz sempre que não é possível fazer algo, que não pode ajudar, que uma ideia é descabida, que não se pode mudar. Este é o tipo de energia que você não precisa e da qual você tem de se afastar.

3. O perigoso manipulador

Um dos tipos de colaboradores tóxicos em qualquer empresa é o incendiário, que semeia desentendimentos e conflitos internos, para o seu proveito. Por vezes basta omitir informação para criar situações de choque entre trabalhadores e entre estes e o chefe.

4. O teimoso procrastinador

Este trabalhador é um especialista em adiar o trabalho e em fingir que está a trabalhar. Pode ser tentador seguir o seu exemplo, mas as consequências de o fazer não são as mais auspiciosas.

5. O incansável fala-barato

Tão prejudicial à reputação ou à produtividade é o trabalhador “cusco”, de língua muito solta, que transmite boatos na empresa e que adora conversar, mesmo quando uma pessoa está enterrada no trabalho até aos ombros.

Tudo o que você disser pode depois ser transmitido aos outros por este colega de trabalho.

O ditado popular diz-me com quem andas que eu te direi quem és aplica-se também no emprego. Para boas companhias no trabalho procure aqueles que lhe podem ajudar a fazer crossfit à sua carreira.