A pessoa pode ter vários cartões de crédito, a questão é se isso compensa. Se para muitos ter um cartão de crédito já um risco, o que representará ter vários cartões de crédito?

Tem mais locais de compra...

Ter cartões de crédito de diferentes marcas (Visa e MasterCard) aumenta o alcance de compra, podendo-se fazer uso dos cartões em mais locais. Isso permite também ter acesso a mais campanhas e condições especiais que alguns cartões disponibilizam.

Mas riscos a dobrar

Ter dois ou mais cartões de crédito pode ser por outro lado um grande risco para a pessoa que não controla bem as suas contas. A pessoa pode gastar duas vezes mais com dois cartões, tendo de prestar atenção a duas datas de pagamento e a dois limites de pagamento.

Com dois ou mais cartões, o cuidado com a segurança também deve aumentar, quer em guardar os cartões em locais seguros, quer nas compras online, sempre sujeitas a roubos de dados.

Tem mais preços a pagar

Existem cartões de crédito sem anuidade mas alguns exigem um determinado valor de aquisições para não se ter de pagar anuidade, enquanto outros têm obrigatoriamente de ser pagos. Ter mais de um cartão significa então ter mais despesas, se os cartões não forem realmente gratuitos.

Tem de jogar com datas de vencimento

Ter dois cartões de crédito pode permitir jogar com as datas de vencimento. Se a pessoa fizer bom uso dos cartões de crédito, escolhendo os melhores dias para comprar com os cartões, ter diferentes cartões pode trazer vantagens para o portador.

E evitar o pagamento de juros

Se pagar a pronto, sem dividir o pagamento em parcelas, os custos dos cartões de crédito não aumentam (sem a existência de juros a pagar) mas é preciso sempre ter o cuidado de fazer um uso cuidado dos cartões, caso contrário pode-se alcançar uma situação indesejável de endividamento.

Saiba como evitar as armadilhas dos cartões de crédito.