Ative as notificações para receber todas as novidades sobre Impostos, Finanças e Poupança.
Por: João Paulo Moura

7 Dicas para ter boas ideias no trabalho

Raros são os momentos “eureka” no ambiente de trabalho e na vida em geral. Uma boa ideia demora a nascer e é normalmente encontrada em conjunto. Segundo autores como Steven Johnson (que escreveu o livro “De onde vêm as boas ideias”), ter boas ideias é um processo que pode ser trabalhado e aprimorado, exigindo adaptações de ideias antigas e de erros.

Como então ter boas ideias no trabalho? Colaborando, trabalhando e divertindo-se ao mesmo tempo.

1. Colaborar com pessoas criativas

Sim, é possível ter boas ideias sozinho. A maça de Newton e o banho de Arquimedes são dois exemplos disso. Mas duas cabeças pensam melhor do que uma. Basta uma cabeça dizer uma palavra para a outra cabeça ter uma ideia. Por vezes uma simples conversa resulta em ideias interessantes.

Reúna-se de pessoas criativas e positivas no trabalho. Isto ajudará a expandir a sua criatividade, a testar e a concretizar as suas ideias.

2. Limitar as condições de trabalho

Já deve ter ouvido falar que menos é mais e que a necessidade é a mãe de todas as invenções. São ditados populares com a sua razão. Se criar barreiras no desempenho do trabalho vai encontrar novas formas de trabalhar. Quando elimina as facilidades e as distrações à sua volta você regressa a um estado primitivo onde é mais fácil criar.  

3. Ouvir música

A música tem efeitos curiosos no cérebro. Ela pode aumentar a concentração, diminuir a pressão e os erros cometidos. Quando usada eficazmente, ela pode ajudar a desatar a mente e a encontrar novas ideias.

4. Aprender coisas novas todos os dias

Expandir a mente é uma forma de espevitar a criatividade. Explore os seus conhecimentos nas diversas áreas, através de livros, podcasts, vídeos, etc. As ideias que resultam numa determinada área podem ser adaptadas e utilizadas eficazmente noutras. Steve Jobs tirou um curso de caligrafia sem imaginar que um dia lhe seria útil para a conceção da Apple.

Veja como aprender coisas novas todos os dias.

5. Seguir o exemplo dos mentores

Pense nas pessoas que admira. Como chegaram elas às grandes ideias que tiveram? Que ensinamentos e comportamentos tiveram ao longo da carreira? Quais os hábitos diários que lhes permitiram ter sucesso? Uma vez que descubra os seus caminhos, tente-os imitar.

6. Fazer pausas no trabalho

A criatividade surge quando menos se espera e se procura. Faça pausas frequentes no trabalho para limpar a mente e voltar ao trabalho com a cabeça mais fresca.

Brinque por um pouco. Algumas empresas têm mesas de ping-pong ou consolas para os trabalhadores espairecerem a mente e conseguirem encontrar mais facilmente novas soluções para problemas.

7. Anotar todas as impressões imediatamente

Aponte os esboços das suas ideias em papel ou digitalmente antes que desapareçam da mente. Volte a estas impressões soltas mais tarde para as relacionar e para desenvolver as suas ideias com atenção. A Teoria da Evolução, por exemplo, foi vislumbrada por Darwin nas suas anotações. Lembre-se: uma boa ideia pode demorar anos a desenvolver.

Pode testar as suas ideias junto de pessoas de confiança, quando não tiver a certeza sobre a sua relevância.