TAEG: o que é?

A Taxa Anual Efectiva Global (TAEG) representa o custo total suportado pelo cliente que adquire um determinado crédito.

Qual é o seu significado?

A TAEG é um valor expresso em percentagem, que engloba despesas de cobrança de reembolsos e pagamentos de juros, impostos, comissões e seguros obrigatórios e demais encargos com o crédito. Esta percentagem é, como indica o seu nome, anual.

Os cartões de crédito são exemplos de produtos com TAEG, que podem rondar percentagens de 14% a 17%.

Qual a sua importância?

A TAEG é uma das principais variáveis a ter em conta num pedido de crédito, pois é ela que determina os custos globais de um crédito e que permite avaliar qual o agente financeiro que oferece as melhores condições de crédito. Contudo, o cliente deve prestar atenção também às taxas variáveis do crédito e, se possível, negociar estas com o seu banco.

Simulador de TAEG

Esta TAEG varia de acordo com o banco ou instituição financeira a que se recorre para obter um crédito, pois todos estes apresentam diferentes taxas, visto apresentarem custos variados.

O recomendado é utilizar um simulador de crédito aos consumidores para descobrir o melhor produto no mercado. No site do Banco de Portugal, por exemplo, encontrá um.

Para saber mais sobre a TAEG e sobre a sua fórmula de cálculo, consulte o artigo sobre como calcular a TAEG.

Qual é a diferença entre TAEG e TAE?

A TAEG distingue-se da TAE (Taxa Anual Efetiva) ao incorporar os impostos ligados ao crédito e por se aplicar somente a operações de crédito ao consumo.