Ative as notificações para receber todas as novidades sobre Impostos, Finanças e Poupança.
Por: João Paulo Moura

6 Soft skills que vão impulsionar a sua carreira

Os recrutadores concordam que as hard skills garantem uma entrevista, mas são as soft kills que garantem um emprego e que permitem a progressão na carreira. Existem naturalmente muitas soft skills que pode desenvolver, mas os empregadores referem os 6 seguintes exemplos de soft skills como essenciais no trabalho.

1. Comunicação

Um inquérito da Kaplan concluiu que os empregadores consideram a boa capacidade de comunicação ser mais importante do que as capacidades técnicas.

Passar claramente uma mensagem sem ser mal-entendido é crucial em empregos onde se lida com o público e em vendas, por exemplo.

Ter boas capacidades de comunicação inclui ser um bom ouvinte, prestando atenção às necessidades dos clientes, às indicações dos chefes e colegas de trabalho.

2. Adaptabilidade

No mundo empresarial nada é estanque. Para subir na carreira é necessário ter fome de aprendizagem e a habilidade de continuar a crescer, esticando as capacidades pessoais às necessidades gerais de uma organização.

O trabalhador tem de ser flexível, mostrando conforto (e não resistência) na hora de experimentar tecnologias e metodologias novas.  

3. Resolução de problemas

Os empregadores estão sempre interessados em contratar pessoas que conseguem reunir e analisar informação, para de seguida tomarem decisões apropriadas e resolverem problemas com lógica e criatividade.

Se a sua capacidade de resolver problemas ainda não está muito afinada pode recorrer a truques para tomar melhores decisões.

4. Resolução de conflitos

Se você deseja progredir na carreira também deve melhorar a capacidade de negociar, de persuadir e de resolver problemas. Um trabalhador que alcança situações de “ganha-ganha” consegue garantir os melhores interesses de uma empresa e dos seus indivíduos.

Aprenda a lidar com pessoas difíceis no trabalho sem complicações.

5. Colaboração

Uma expressão usada e abusada nos currículos é o trabalho de equipa, precisamente porque os candidatos sabem que as empresas procuram trabalhadores que se relacionam bem e que executam eficazmente em equipa.

Isso significa ser por vezes um líder, outras um seguidor, umas vezes um controlador e um crítico, outras um criativo, etc. Se você consegue cooperar eficazmente com os outros então você é bom a trabalhar em equipa.

6. Gestão de tempo

A gestão do tempo é importante porque permite a organização do trabalho, com o delinear de tarefas e de prioridades, tendo em vista o cumprimento de prazos e de objetivos.

Se você organiza e gere bem o seu tempo, então você consegue trabalhar eficazmente e produzir mais, alternando entre tarefas e cumprindo metas, o que o deixa bem-visto perante a chefia.

Saiba como organizar lista de tarefas e como delegar tarefas eficazmente.