Se você trabalha numa secretária é provável que passe mais tempo nela do que na cama ou em qualquer outro lugar. Apesar disso, insistimos em trabalhar sentados desconfortavelmente e erradamente, durante 8 a 10 horas por dia.

Já sabemos que trabalhar sentado traz riscos ergonómicos e que faz mal à saúde em geral. Agora, para combater estes perigos de trabalhar sentado o dia inteiro, o Economias disponibiliza um breve guia prático.

1. Ajuste o local de trabalho

Para evitar dores no pescoço, nas mãos, nos braços, nas costas, nos ombros, nos pulsos e nos olhos, é necessário trabalhar com a postura correta. Isso implica ter a cadeira, a secretária e o monitor à altura certa, com os ombros relaxados e direitos e com os antebraços paralelos ao chão, não sendo preciso esticar ou encolher os braços para chegar ao teclado.

O errado:

  • Olhar para baixo para o monitor
  • Cadeira baixa
  • Corcunda sobre o teclado
  • Ombros encolhidos

O correto:

  • Olhar centrado no monitor
  • Mãos relaxadas sobre o teclado
  • Cadeira da altura certa
  • Coluna direita

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Para alcançar a posição correta pode colocar livros debaixo do monitor, apoios para pés, apoios nos pés da secretária para a levantar, ou arranjar uma cadeira nova.

Pode descobrir a posição correta no site Ergotron com base na sua altura.

2. Levante-se 5 minutos a cada meia hora

Os peritos recomendam 5 minutos de pé por cada meia hora sentado. Saia da cadeira por 5 minutos de 30 em 30 minutos. Vá falar com os colegas de trabalho ou beber água. Faça alguma tarefa.

3. Utilize aplicações especiais

Pode utilizar apps para saber quando chegou a altura de fazer uma pausa ou para fazer exercícios físicos.

Experimente estas 5 apps para quem trabalha muito tempo sentado.

4. Varie o local de trabalho

Há quem defenda que uma secretária para trabalhar em pé ajuda à circulação sanguínea e há quem diga que faz mal aos músculos e articulações. Como ficar muitas horas na mesma posição é prejudicial à coluna, o mais indicado será variar de local de trabalho, trabalhando por vezes sentado, outras vezes em pé, desde que mantendo a postura correta.

5. Faça exercício no local de trabalho

Crie o hábito de fazer pequenos exercícios enquanto trabalha, rodando os pulsos, os ombros e o pescoço, devagar. Estique os braços e as pernas.

6. Faça exercício fora do trabalho

Para além de ter cuidados no trabalho também deve praticar desporto nos tempos livres. Tente fazer meia hora de exercício físico por dia para além de seguir as dicas anteriores.