O cartão de crédito pode ser um recurso útil em muitos casos. Mas, como qualquer oportunidade para gastar dinheiro que não tem, pode representar uma grande tentação. Conheça aqui os sete perigos associados à utilização de um cartão de crédito:

1. Levantar dinheiro

Quando levanta dinheiro com o seu cartão de crédito, o banco vai aplicar uma taxa sobre esse montante. Isto significa que vai pagar sempre mais do que aquilo que realmente levantou.

2. Pagamento das despesas mensais

As despesas mensais devem ser pagas com o os seus rendimentos mensais. Se está a fazer o pagamento das contas mensais com o seu cartão de crédito, então isso quer dizer que tem mais despesas fixas do que o que o seu orçamento suporta.

3. Se não tem um fundo de emergência

Considere ter sempre algum dinheiro poupado para estar preparado para uma situação de emergência. O cartão de crédito nunca deve ser uma opção, num caso destes. Se não tem um fundo de emergência, olhe para as suas despesas e veja no que pode poupar para poder juntar algum dinheiro.

4. Se já tem dívida

Se já tem uma dívida contraída e que ainda está a pagar, então o melhor será não usar o crédito, por forma a não ter mais encargos futuros.

5. Pagar refeições

Se estiver com fome e longe de casa, há sempre a tentação de ir almoçar e jantar fora utilizando o cartão de crédito. E como está com fome, vai ter vontade de pedir mais comida. Evite sair de casa sem um pequeno snack no bolso, se isto lhe acontece frequentemente.

6. Pagar bebidas em bares ou discotecas

Sempre que esteja num ambiente em que seja fácil perder o controlo dos seus gastos, por ter bebido álcool, ou mesmo pela pressão social, o ideal é não levar consigo o seu cartão de crédito.

7. Compras por impulso

Se é frequente fazer compras por impulso, então deixe o seu cartão de crédito em casa. Qualquer compra com cartão de crédito deve ser bem refletida.

O cartão de crédito só deve ser utilizado em casos em que lhe compense utilizar este meio, por serem aplicadas taxas mais baixas.