Sites para comparar preços em Portugal (8 comparadores de preços fiáveis)

Para comparar preços de artigos comercializados por diferentes lojas, pode utilizar sites com comparadores de preços. Pode comparar preços de telemóveis, portáteis, perfumes, vestuário, equipamento auto, máquina fotográficas, acessórios, vinhos, brinquedos e outros artigos. Os produtos podem ser procurados através da marca ou de características específicas.

Comparadores online de preços em Portugal

Estes sites ajudam os consumidores a comparar preços do mesmo artigo, à venda em diferentes lojas, indicando qual a loja que vende o artigo/produto que procura ao menor preço. Vai notar que, muitas vezes, as lojas que oferecem os melhores preços são lojas online. 

1. KuantoKusta

No que respeita aos comparadores de preços portugueses, o KuantoKusta é o mais conhecido. Foi o primeiro comparador de preços de Portugal e consolidou-se como o líder nacional na comparação de preços.

Uma das grandes vantagem do KuantoKusta é a app, que transporta todas as funcionalidades do site para o telemóvel. Está disponível em android e IOS.

Este ano o site tem um separador destinado a comparar promoções de Black Friday! É possível fazer uma lista de desejos antecipadamente e ativar alertas de preço dos produtos favoritos.

kuantokusta

2. Komparaki

Ao entrar neste comparador de preços vai achar que está numa loja de compras online. Está organizado por categorias de produtos, facilitando em muito a pesquisa. Uma vez que decida comprar um produto, pode clicar diretamente no mesmo e ir para o site da loja, passando a lidar diretamente com o revendedor.

Ao contrário de outros comparadores que só apresentam as lojas que lhes fornecem os preços e que pagam pela publicidade, o Komparaki tem uma oferta mais alargada de lojas.

Os preços são atualizados 2 vezes por dia quando a loja envia a informação atempadamente. Caso contrário, o site atualiza os preços por sua iniciativa 1 vez por dia.

3. Comparador da DECO

A DECO, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, tem como principal objetivo defender os direitos dos consumidores, contribuir para resolver os seus problemas e ajudá-los a exercer os seus direitos. Uma forma de realizar esta missão é através do seu comparador de preços.

Pesquise por URL (link do artigo no site onde está à venda) ou, em alternativa, por nome da loja e produto. 

comparador de preços deco

4. Shopmania

Este site é um gigante da comparação de preços e, ao mesmo tempo, um portal de compras que liga os compradores às lojas online. Antes de navegar no site, deve escolher o país cujos preços pretende comparar. Em princípio, ao entrar no site, assumirá Portugal automaticamente, mas não custa verificar.

Pode ativar alertas de preços, comparar artigos e confirmar o histórico de preços, que lhe mostrará a evolução do preço do produto nos últimos meses.

histórico de preços
 

5. Kelkoo

Não tem a sofisticação dos comparadores de preços anteriores, mas serve o mesmo propósito. A Kelkoo tem sede em Londes, no Reino Unido, mas está presente em 19 países, incluindo Portugal.

Apesar de ter um layout que evita distrações, o site não é muito fácil de utilizar. É preciso usar a barra de pesquisa com precisão ou a comparação de preços pode tornar-se difícil, uma vez que os artigos iguais não aparecem agrupados na mesma página, como acontece nos outros sites. O mesmo artigo é exibido em páginas diferentes, uma por loja, ao mesmo tempo que são exibidas ofertas de produtos semelhantes.

6. Zwame

Entramos agora nos sites especializados. O Zwame dedica-se à comparação de preços de artigos de informática, telemóveis, consolas e jogos, fotografia, som e imagem, bem como artigos para a casa.

O site é simples e intuitivo, e para além da comparação de preços exibe o histórico de preços de cada artigo. Também sugere produtos relacionados com o pesquisado o que o pode levar a poupar ainda mais.

zwame

7. Kimovil

Este comparador de preços especializou-se em comparar preços de telemóveis e tablets. Pode pesquisar diretamente o artigo desejado ou navegar nas listas de sugestões do site, entre elas, mais vendidos, com maior desconto, desempenho, bateria, qualidade/preço, mais caro, mais barato, top populares, satisfação, etc.

O Kimovil compara smartphones em mais de 100 lojas nacionais e estrangeiras, garantindo-lhe o melhor preço, quer se trate de um telemóvel lowcost ou de um de alta gama.

Pode estreitar ainda mais a pesquisa, selecionado o preço máximo que pode pagar e as características do telemóvel desejado, desde segurança, sensores, armazenamento, resistência, estrutura ou ecrã. O Kimovil sabe que smartphone quer, ainda antes do consumidor saber!

8. ​Mais Gasolina

Como o próprio nome indica, este comparador de preços tem um propósito muito específico: comparar os preços dos combustíveis. Os dados disponibilizados referem-se à venda de gasolina, gasóleo e GPL em Portugal Continental. Pode pesquisar os postos mais baratos, postos por concelho ou navegar no mapa de postos.

Pode, ainda, definir um percurso (indicando o ponto de partida e o ponto de chegada), e o site dir-lhe-á se vale a pena fazer um desvio para abastecer, em função do tipo de combustível e consumo médio da viatura.

mais gasolina

Como funcionam os comparadores de preços?

Os sites comparadores de preços são uma ótima forma de as lojas obterem publicidade aos seus produtos. Por esse motivam, as próprias lojas enviam para o comparador de preços os preços dos produtos que comercializam.

Quando se procura um produto, o comparador apresenta a listagem de todos os preços desse produto em todas as lojas que forneceram dados ao site. Alguns sites reúnem a informação de preços sem interferência das lojas.

As lojas pagam ao site sempre que alguém clica no preço do produto. Quem clica não paga nada e fica a saber onde está o produto a um preço mais baixo.