Pode aprender inglês online grátis através de sites, apps, vídeos do youtube e livros que pode descarregar para o seu computador.

Sites e aplicações com jogos e exercícios

Conheça 10 sites úteis para quem quer aprender inglês online grátis e escolha o mais adequado às suas necessidades de aprendizagem:

1. British Council

British Council disponibiliza, no seu site, atividades, jogos, vídeos e áudios, que pode utilizar para aprender ou praticar o seu inglês. Existe uma categoria de inglês comercial e categorias específicas para adolescentes e crianças.

O British Council é uma reputada instituição que atua em Portugal há mais de 80 anos. É através do British Council que pode realizar testes de inglês com reconhecimento internacional como o IELTS ou o Cambridge English Language Assessment, utilizados para estudar, trabalhar ou viver no estrangeiro.

2. Duolingo

No Duolingo é possível aprender inglês e outras línguas de forma divertida, como se de um jogo se tratasse, de tal forma que quando erra, perde uma vida. Cada exercício permite aceder a uma sala de chat onde são discutidas questões gramaticais ou ortográficas. Pode, ainda, consultar um resumo dos conceitos a desenvolver em cada unidade.

Alguns utilizadores consideram que a repetição dos mesmos exercícios torna a aplicação aborrecida, mas a prática leva à perfeição.

3. Babbel

No Babbel pode tirar um curso interativo de inglês gratuito para iniciantes, para conhecedores de nível intermédio ou avançado, ou então para quem deseja simplesmente reavivar a memória, na secção “Extras”. Pode treinar a pronúncia, através de um sistema de reconhecimento de voz e expandir o seu vocabulário com exercícios interativos e divertidos. 

4. Busuu

E que tal aprender inglês com apenas 10 minutos por dia? O Busuu compromete-se a tal, caso decida juntar-se a esta comunidade que conta já com 60 milhões de utilizadores. É recomendado pela Google e pela BBC. O Busuu conta com mais de 1000 lições criadas por linguistas profissionais e tem planos de estudos personalizados.

5. Voxy

Pode aprender inglês real através das notícias do Financial Times ou dos últimos hits da música. O Voxy dá lições no quotidiano através dos interesses e das atividades do aluno.

6. Forvo

Para treinar a pronúncia inglesa pode aceder ao Forvo, um útil dicionário de pronunciação que evita cometer erros ao falar inglês.

7. Memrise

O Memrise destina-se a pessoas já faladoras de inglês, mas que desejam melhorar o seu vocabulário, de forma divertida.

8. USA Learns

Se deseja aprender inglês americano pode registar-se no site USA Learns, do Sacramento County Office of Education, tal como 7 milhões de pessoas por todo o mundo.

9. EngVid

As aulas vídeo do site engVid são lecionadas por professores nativos, o que permite aperfeiçoar a gramática e o conhecimento da cultura inglesa.

10. American & British Academy

Na American & British Academy consegue aprender inglês online através de filmes e da interpretação de personagens. São 144 aulas de vídeo gratuitas para dominar a gramática inglesa passo a passo.

Canais do youtube para aprender inglês

No youtube consegue encontrar vídeos adaptados às suas necessidades de aprendizagem. Algumas pessoas querem começar do zero, mas outras pretendem enriquecer o seu vocabulário ou esclarecer dúvidas gramaticais. Sugerimos os seguintes canais:

Também vai encontrar conteúdos mais insólitos, como vídeos para aprender inglês enquanto dorme, ou vídeos com centenas de expressões em português e inglês, para ouvir enquanto trabalha, relaxa ou faz tarefas domésticas.

Livros em inglês para descarregar grátis

Outra forma de aprender inglês online é acedendo a bibliotecas online que disponibilizam livros em inglês grátis, que pode descarregar e ler à medida que o seu nível de inglês evolui.

  • Para livros de todos os géneros literários Many BooksProject Gutenberg ou Read Print.
  • Se estiver a dar os primeiros passos na aprendizagem da língua, pode ser interessante explorar livros infantis ou juvenis, com vocabulário e gramática mais simples, que pode encontrar no site Magic Keys.