7 Sinais de que o seu patrão quer que você falhe

Sente que o seu patrão está a torcer pelo seu fracasso? Mais cedo ou mais tarde, um trabalhador cruza-se com um mau patrão que entre outros comportamentos desrespeita um empregado e espera que este cometa erros para ser despedido ou então que se canse e peça a demissão.

Humilhar um empregado é um comportamento típico do mau patrão, que poder querer com isto que o seu empregado force a saída da empresa, mas existem outros sinais a ter em atenção no local de trabalho numa relação atribulada entre patrão e funcionário.

1. O seu patrão critica-o a toda a hora

Se o seu patrão está constantemente a criticar o seu trabalho e a referir-se a si como um mau exemplo perante os ouvidos dos colegas, ele está a denegrir a sua imagem, a influenciar a forma como os outros o percebem e a tentar claramente deitá-lo abaixo.

Saiba o que pode fazer perante um mau patrão.

2. O seu patrão controla tudo o que você faz

Outro indício forte de que o seu patrão não confia em si é ele controlar todos os seus passos no trabalho, fazendo-lhe questões em jeito de ratoeira sobre como fez algo e com que intuito.

Anote as razões para a sua tomada de decisões. Assim estará preparado para as perguntas do seu chefe. 

3. O seu patrão ignora-o

O seu patrão tanto o pode encostar à parede com perguntas traiçoeiras como o pode deixar esquecido, virado de castigo para essa mesma parede, à espera que você se canse de ser ignorado. Ele ignora-o ou evita-o, não considerando a sua presença importante.

Terá de apresentar bons resultados no trabalho para mostrar ao seu chefe aquilo que vale.

4. O seu patrão trata-o de forma diferente em relação aos colegas

Pode não significar nada, visto muitos patrões terem as suas preferências (mesmo que inconscientemente) entre os trabalhadores, mas quando um patrão louva alguns trabalhadores e critica outros, tratando-os diferentemente de modo descarado, o trabalhador deve ficar preocupado com a sua situação no seio da empresa.

Veja como se pode tornar no trabalhador preferido do patrão.

5. O seu patrão esconde-lhe informações importantes

Esconder informação é uma forma simples do patrão minar o trabalho do seu funcionário. Este tem de encontrar outros canais e outras fontes de informação, para não cometer erros e não ser crucificado por causa disso.

6. O seu patrão dá-lhe tarefas descontextualizadas

Além de não dar pistas, o patrão pode dar pistas erradas ao trabalhador, que se perde em tarefas que não lhe agradam. É uma espécie de castigo que o chefe dá ao empregado, testando a sua resistência.

Tente manter-se próximo do trabalho que gosta de fazer, oferecendo-se para trabalhar em equipa nos projetos interessantes.

7. O seu patrão faz comentários estranhos

Quando o chefe faz comentários dúbios (como por exemplo “muitos gostariam de estar no seu lugar”), você deve estar alerta e descobrir se se trata de uma indireta para a sua importância na empresa.

Esteja atento e avalie a situação. Este pode ser um dos sinais de que está na hora de sair de cena dessa empresa.